O Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac) e a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio (Sececrj) vão realizar workshop sobre Patrimônio Religioso nesta quinta-feira (10), a partir das 10h, na Biblioteca Parque Estadual (Avenida Presidente Vargas, 1261, Centro). Por causa da pandemia da Covid-19, todas as medidas de saúde serão adotadas, como o número de participantes reduzido a 30 pessoas, com inscrições gratuitas e informações pelo email eventosinepac@gmail.com.
De acordo com o diretor-geral do Inepac, Claudio Prado de Mello, o instituto tem como característica oferecer palestras, workshops e debates sobre diversos temas para a preservação histórica no Rio. Porém, devido a pandemia, muitos desses eventos foram realizados virtualmente.
– Nesses eventos sempre buscamos a difusão do conhecimento e a sensibilização pelo Patrimônio do Estado do Rio. Contamos com a presença de especialistas respeitados e, dessa vez, vamos receber profissionais da linha do Patrimônio e Arquitetura Sacra. Uma área muito importante para a preservação da história do estado do Rio – disse Claudio Prado de Mello.
Os participantes receberão certificado no término do curso. Vale ressaltar que o uso de máscara e o distanciamento das cadeiras serão obrigatórios. Para a oficina da tarde, também será necessário o uso de luvas e jaleco.
Quinta-feira – 10 de dezembro
10h – Abertura
10h30 às 12h30 – Mesa: O impacto da crise diante da grandiosidade do Patrimônio Religioso Fluminense.
Participantes:
13h às 14h – Almoço Livre
14h às 15h – Mesa: Perspectivas da Restauração de Bens Sacros no Rio de Janeiro.
Participantes:
15h as 15h10h – Perguntas
15h15 às 17h45 h – Oficina de Restauração de Arte Sacra com Gilson Andrade e apoio de Dawson Nascimento da Silva
17h45 – Lançamento dos Livros de Sebastião Carvalho e Rosa Maria Werneck Rossi de Carvalho – “Álbum das Fazendas Históricas de Cantagalo” e na mesma oportunidade serão lançados os seguintes livros do mesmo autor segunda edição do Tesouro de Cantagalo, A Odisseia de Mão de Luva e Amargura e Gênio na Vida de Euclides da Cunha.
18h – Esquete teatral “D Maria I e o Mão de Luva na SECEC”, performance da Multi Atriz Beth Araujo dando vida a história do MAO DE LUVA
18h30 – Hors d’Ouevre
19h30 – Encerramento