Abertura do espaço faz parte do Programa Juntos pela Leitura, que já contemplou outras unidades do DEGASE
A SECEC, em parceria com o DEGASE (Departamento Geral de Ações Socioeducativas) e ONG Rio Solidário, inaugurou, nessa terça-feira (10/09), em Nova Friburgo, com a presença do secretário estadual de Cultura e Economia Criativa, Ruan Lira, e do superintendente do Leitura e Conhecimento, Pedro Geromilich, uma Sala de Leitura – que integra o “Programa Juntos pela Leitura”.
Dentre os vários títulos, autores clássicos como Machado de Assis, além de autores contemporâneos, como o escritor Otávio Jr, que ficou conhecido por abrir a primeira biblioteca dos Complexos do Alemão e da Penha. A sala fica nas dependências do DEGASE, em Nova Friburgo, também inaugurado na terça-feira pelo governo do Estado do Rio de Janeiro, com capacidade para 50 internos.
De acordo com o secretário de Cultura e Economia Criativa, Ruan Lira, “o plano é inaugurar uma sala de leitura em cada uma das 23 unidades do DEGASE no Estado do Rio de Janeiro. Já foram inauguradas cinco unidades: no Rio Solidário, Centro de Socioeducação DEGASE Nova Friburgo, além de três centros de Socioeducação do DEGASE na Ilha do Governador. A SECEC está aceitando doações de livros, que serão repassados aos acervos das minibibliotecas do DEGASE. As entregas das obras podem ser feitas nas Bibliotecas Parque: Estadual ( av. Presidente Vargas, 1261, Centro), Manguinhos ( Av. Dom Helder Câmara, 1184, Benfica), e Rocinha ( Estrada da Gávea, 454, Rocinha).”
Sobre o Programa Juntos pela Leitura:
O projeto da Superintendência de Leitura e Conhecimento engloba ações como a Libertação de Livros, com doações de livros num local pré-determinado, paralelamente à contação de histórias e performances. Nestes seis meses, a Libertação aconteceu em lugares como a Central do Brasil, Praia de Copacabana, Quinta da Boa Vista, Praia de Ipanema, Manguinhos, Coelho Neto, Anchieta e Cidade de Deus. Além disso, em parceria com a sociedade civil e o Governo, a SECEC inaugurou espaços de leitura, que têm administração de terceiros. O compromisso da Secretaria, no caso, é a doação de um acervo mínimo, de 100 a 200 livros, e a orientação para ações de incentivo à leitura.