fbpx

Governo do Estado lança CEP da Cultura e contempla projeto No Palco da Vida

Nova política pública garante ocupação de imóveis públicos com projetos culturais e atividades gratuitas


O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do RJ lança, no próximo sábado (17/01), o CEP da Cultura, programa que amplia o acesso de iniciativas socioculturais a imóveis públicos por meio da ocupação cultural. A estreia da política pública será marcada pela inauguração da nova sede do projeto “No Palco da Vida”, em Bonsucesso.

Após deixar o bairro de Olaria, o projeto passa a ocupar um espaço mais amplo e confortável, cedido pela SececRJ, onde dará continuidade às suas atividades socioculturais junto à comunidade. O novo programa tem impacto direto na democratização do acesso à cultura.

“O CEP da Cultura é uma política pública que dá novo significado aos imóveis do Estado, transformando espaços antes ociosos em centros vivos de criação, cidadania e inclusão social. Estamos ampliando o acesso à cultura, fortalecendo iniciativas locais e garantindo que esses equipamentos públicos cumpram sua função social, chegando gratuitamente a quem mais precisa”, declara o governador Cláudio Castro.

A ação é realizada com base no Marco Regulatório de Fomento do Governo Federal, instituído pela Lei Federal n.º 14.903/2024, que prevê artigo específico para a ocupação cultural de imóveis públicos. O dispositivo desburocratiza a cessão gratuita desses espaços, desde que haja contrapartida social, ou seja, a prestação de serviços à comunidade. A parceria entre a SececRJ e o projeto “No Palco da Vida” será a primeira em todo o Brasil a utilizar esse mecanismo de fomento.

“Poder dar esse primeiro passo com o projeto No Palco da Vida, mostra o nosso compromisso com iniciativas que promovem inclusão e transformação dentro dos territórios. Essa é a missão do Governo do Estado: democratizar e tornar a cultura mais acessível para todos”, ressalta Danielle Barros, secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro.

A nova sede amplia a capacidade estrutural do projeto de um para três andares, com mais salas de atendimento, localização mais acessível e inserção em uma região que antes não contava com um equipamento cultural gratuito de grande porte. Todas as atividades deverão ser desenvolvidas em consonância com as diretrizes e estratégias do Plano Estadual de Cultura, referendadas como prioritárias na 5ª Conferência Estadual de Cultura. O contrato terá validade de cinco anos, com possibilidade de renovação por igual período.

Sobre o projeto

Movido pelo compromisso de ajudar outros a realizarem seus sonhos, Wal Schneider fundou em 2007 o projeto “No Palco da Vida”, que começou como uma oficina para jovens do Complexo do Alemão e funcionou de forma itinerante em quintais e armazéns antes de se estabelecer, em 2011, como a primeira Escola de Artes da Região da Leopoldina, em Olaria. Ao longo de 16 anos, a iniciativa já atendeu mais de 6 mil alunos, integrando teatro, dança e literatura em um centro cultural que abriga uma biblioteca de 10 mil livros de arte e já recebeu visitas de ícones como Zezé Motta e Fernanda Torres.


Sobre Wal

Natural de Tabuleiro do Norte, no Ceará, Wal Schneider (José Valdemir da Silva Gomes) iniciou sua trajetória aos 17 anos ao partir para o Rio de Janeiro em um caminhão de melão com apenas R$ 25, dois livros e o sonho de ser ator. Após enfrentar severas privações, trabalhando como lavador de pratos e faxineiro enquanto se formava na CAL – Casa das Artes de Laranjeiras, ele consolidou uma carreira com passagens marcantes pela TV Globo (em obras como “Páginas da Vida”) e produções da Netflix. Além de sua atuação nos palcos e telas, Wal destaca-se como um ávido pesquisador e mantém o “Museu de Memória do Teatro”, um acervo com mais de 40 mil itens raros que preservam a história das artes cênicas brasileira e mundial desde o século XVIII, que fará parte da nova sede do projeto. Pelo relevante impacto social e sua história de superação, Wal Schneider foi laureado com honrarias como o título de Carioca Nota 10 da Revista Veja e o Prêmio João Canuto de Direitos Humanos.

“Essa mudança oportuniza não só os moradores do Complexo do Alemão, que já atendíamos no antigo endereço, como também a comunidade da Maré. É um sonho inaugurar essa nova sede por meio de uma parceria fundamental com a Secretaria de Cultura do Estado, que vai garantir a oportunidade de transformação social em uma região periférica que precisava de um equipamento cultural de referência”, afirma Wal Schneider.

Serviço – Lançamento do CEP da Cultura e Inauguração da nova sede de “No Palco da Vida” 

Data: 17/01
Horário: 16h
Endereço: Rua Guilherme Maxwell, nº 542 – Bonsucesso