Governo do Estado inaugura cinema em Areal nesta quinta-feira (6)

Secretaria de Estado de Cultura vai entregar oito novos complexos cinematográficos ao longo de 2023

Na contramão do restante do país, que tem visto cinemas sendo fechados nos últimos anos, o Governo do Rio prepara para abril a implantação de cinco novos complexos cinematográficos no interior do estado. A primeira entrega será feita em Areal, região Centro Sul Fluminense, nesta quinta-feira (6/04). O programa Cine+ vai garantir, ainda, salas de audiovisual em Guapimirim, Itaocara, Casemiro de Abreu e Paraty. Outros três cinemas serão inaugurados pelo Estado em 2023, em Miracema, Cordeiro e São Pedro da Aldeia, através do programa Cinema da Cidade.

“Entregaremos somente em 2023 oito complexos cinematográficos, ampliando a oferta para pessoas que nunca tiveram a oportunidade de vivenciar a experiência de ver um filme na telona. São projetos que estão sendo executados em cidades de pequeno e médio porte, que historicamente não contavam com esse tipo de serviço. É o verdadeiro sentido de cultura mais presente na vida de todos, que tem sido o norte do Governo do Estado em todas ações de democratização do acesso”, afirma a Secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, Danielle Barros.

Paulo Feitosa, mestre em Ciências da Cultura e CEO da Quitanda Soluções Criativas, revela que o objetivo é que o Cine+ de Areal tenha, em média, 1.500 sessões por ano. Além disso, a Rede Cine+ também oferecerá cursos de audiovisual para jovens. “É um cinema-escola. Vamos oferecer capacitação técnica e artística para jovens que tenham interesse em adquirir conhecimento na área de gestão para equipamentos de fruição audiovisual”, explica o cineasta Felipe Milhouse, diretor executivo do projeto.

A inauguração do complexo em Areal acontece a partir das 19h, na Rua Nicanor Garcia da Rosa, nº 197.

Conheça o Cine+

As cinco salas de cinema que serão entregues para a população neste primeiro semestre fazem parte do projeto Cine+, patrocinado pelo Governo do Estado do Rio, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, em parceria com a Enel e realização da empresa Quitanda Soluções Criativas, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

O investimento total é de R$ 3.6 milhões para instalação de complexos exibidores em Areal, Casimiro de Abreu, Guapimirim, Itaocara e Paraty – cidades de até 250 mil habitantes.

“O Cine+ oferece equipamento que vai além de salas cinematográficas, com um espaço multiuso nos municípios e público estimado de 140 mil pessoas nas mais de 1440 sessões de cinema que serão promovidas por ano, gerando oportunidade de negócios e novas opções criativas para o desenvolvimento cultural das regiões”, afirmou Paulo Feitosa, Diretor da Quitanda Soluções Criativas.

Projeto Cinema da Cidade avança no interior

As obras do programa Cinema da Cidade avançam nos territórios. A expectativa é que sejam entregues as obras dos cinemas de Miracema, Cordeiro e São Pedro da Aldeia ainda em 2023. Os outros cinemas serão em Mendes, Bom Jardim e São Fidélis, com investimento total de R$ 27 milhões.

“O projeto Cinema da Cidade se diferencia do Cine + porque são duas salas de cinema, com espaço multiuso, atendendo características específicas dos territórios. Estamos fazendo um grande esforço em parceria com a Ancine para agilizar as entregas”, conclui Danielle Barros.

O programa atende municípios entre 20 mil e 100 mil habitantes.