fbpx

Governo do Estado apresenta política de projetos culturais ao Cosud

Segmento passou a integrar o Consórcio após seis edições


No primeiro dia de Grupo de Trabalho do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Consud), a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (Sececrj) apresentou um balanço do investimento ao setor para representantes dos estados. Nos últimos três anos foram aportados R$ 460 milhões entre editais e projetos via Lei de Incentivo à Cultura. Em sua sétima edição, é a primeira vez que a cultura está representada em um grupo de trabalho específico no Cosud.

As ações culturais foram exibidas pela Secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio, Danielle Barros, que além do balanço dos investimentos, também explicou sobre o funcionamento do sistema Desenvolve Cultura, mecanismo de inscrição de projetos culturais do Rio de Janeiro.

“Nos orgulhamos de patrocinar em três anos mais de oito mil projetos culturais em editais e ter uma Lei de Incentivo à Cultura que patrocina projetos em todas as regiões, por meio do Sistema Desenvolve Cultura, uma inovação para a política cultural do estado, que é um modelo replicado para os municípios, trabalhando o fomento de uma forma transversal, facilitando a inscrição de projetos e ampliando a possibilidade de patrocínio em todas as esferas, sendo um modelo bem sucedido em todas as etapas da fruição de projetos”, reforçou a Secretária.

Representante do Espírito Santo, Fabrício Noronha, que também é o presidente do Fórum Estadual de Secretários de Cultura, afirmou que a troca de ideias de projetos amplia a inspiração de ações culturais.

“Reuniões desse tipo são fundamentais para formulação de políticas públicas. O Rio está inspirando um projeto de audiovisual no Espírito Santo, por exemplo. Na cultura essa troca é estimulada. Temos agora no Cosud a cultura com um grupo de trabalho próprio mostra a importância do setor cultural na economia do país”, afirmou.

Leis emergenciais em pauta

Após apresentação de políticas de fomento do Rio, os representantes dos estados do Rio de Janeiro, Espirito Santo, São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul debateram ações em comum para os territórios, com diretrizes voltadas para formulação das Leis Paulo Gustavo e Aldir Blanc 2. O grupo também apresentou no plano de trabalho as visões e valores de cada pasta, para propor novas ações para a cultura nas regiões.

Para Renata Bezerril, articuladora cultural de Paty do Alferes, no interior do Estado e membra do Comitê Gestor do Fundo Estadual de Cultura, a articulação dos estados pode beneficiar as cidades para fortalecimento da cultura no interior.

“Pensar na política macro é pensar no município, o Estado fazendo a política de capacitar e fazer com quem os gestores municipais possam levar a cultura a sério na ponta, vai impactar positivamente a vida dos artistas locais, valorizando os territórios. A Aldir Blanc 2 e Lei Paulo Gustavo são uma oportunidade neste sentido de capacitação”, ressaltou.

Próximas etapas

No segundo dia serão apresentadas as propostas para formulação do setor cultural, que vão integrar a Carta do Rio de Janeiro. O grupo de trabalho também irá, através do programa Passaporte Cultural RJ, fazer uma visita ao Forte de Copacabana, com os representantes dos estados, em parceria com o grupo do Turismo.