Com as restrições provocadas pelo isolamento social do novo coronavírus, a Cultura Solidária segue realizando ações de assistência à profissionais da área das artes que estão passando por dificuldades neste período. Contando com parcerias, a campanha da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (Sececrj), já ajudou mais de 7 mil famílias, com cestas básicas, kits de limpeza, higiene, livros, água e máscaras, atendendo fazedores de cultura de 25 cidades.
– Abrimos a Biblioteca Parque Estadual, o Imperator e a Casa França-Brasil para apoiar todos os fazedores de cultura do estado do Rio que estão vivenciando um período de fragilidade em virtude do coronavírus. Isso foi possível através de parcerias que fizemos, atendendo cerca de sete mil famílias. Nós continuamos trabalhando em editais para fomentar a arte, garantir o apoio emergencial, mas também na ponta, com a doação de mantimentos diversos. – disse a secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros.
Novo parceiro da Sececrj, o Instituto GPA também está apoiando o gabinete humanitário. Com a sua experiência nesse tipo de ação, a organização privada sem fins lucrativos vai reforçar o Cultura Solidária em novas ações.
Na primeira semana de doações, foram recolhidos quase 300 quilos de alimentos com supermercados, além de material de limpeza. Nesta terça-feira (7), a Sececrj fez a doação de 100 cestas básicas, 100 kits de higiene, livros e camisas para artistas de rua e staff de eventos em Rio das Ostras.
A campanha começou em meados de março, com auxílio a profissionais do circo, na capital e interior. Depois disso, foi estendida a outros grupos, como o Retiro dos Artistas, coletivos culturais e ONGs da Economia Criativa. Na a campanha Cultura Solidária, a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa contou com a parceria da Fecomércio RJ, Instituto Souza Cruz, RioSolidário, Unilever, Oh a Água, Audaz Filmes, Rio Filme e Prefeitura do Rio.