Cidade Integrada: exposições e festival de cinema em Manguinhos neste sábado

Festival Visão Periférica será exibido no teatro da Biblioteca Parque de Manguinhos

Moradores das comunidades de Manguinhos e Jacarezinho vão contar com mais um sábado de ações culturais e sociais. A partir das 9h, a Biblioteca Parque de Manguinhos (BPM) recebe uma programação recheada de atividades para todas as idades, com exposições, festival de cinema e contação de histórias. A iniciativa é uma realização da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através do projeto Parque de Ideias, do programa Cidade Integrada.

Neste sábado, a novidade será a apresentação do Festival Visões Periféricas. Os amantes da sétima arte terão acesso a filmes que trazem como temática a periferia do país e seus atores sociais. Em sua 15ª edição, o festival já exibiu cerca de 1200 filmes em todo o Brasil, entre curtas, médias e longas.

“O Governo do Estado, através do Cidade Integrada, está retomando a dignidade nos territórios. Então, nada melhor do que, dentro deste conjunto de ações culturais que estamos promovendo, proporcionar acesso ao Festival Visões Periféricas. São filmes feitos por quem vive e para quem vive este cotidiano. Tudo isso conversa diretamente com o nosso objetivo: utilizar a cultura como um motor de desenvolvimento social”, afirma a Secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros.

Além do festival de cinema em Manguinhos, o público presente contará com diversas atividades realizadas através do principal parceiro do evento: o Sesc RJ. O foco está no último dia da mostra literária de Millôr Fernandes e Paulo Leminski na BPM., Com início às 9h e término às 16h, a exposição traz representações destes renomados artistas. Entre 11h e 15h, integrantes dos grupos Tapetes Contadores e Cia Solo vão realizar sessões de contação de histórias.

Contação de história do grupo Tapete Mágico no último sábado. / Foto: Leonardo Ferraz.

Também através do Sesc RJ, vão ser colocadas duas tendas de atendimento na BPM. A primeira, com foco na saúde da mulher, vai ofertar orientações, realização de exames de mamografia e preventivo (Papanicolaou). Já a outra, traz exposição com imagens ilustrativas sobre saúde bucal e atividades lúdicas para crianças.

Dando prosseguimento às ações sociais e culturais, a Feira da Economia Solidária vai ocupar o local com artesãos das comunidades de Manguinhos e Jacarezinho. A trilha sonora do evento ficará por conta da Orquestra da Biblioteca Parque de Manguinhos, com apoio da ONG Ação Social Pela Música.

A Biblioteca Parque de Manguinhos fica localizada na Avenida Dom Hélder Câmara, 1184 – Benfica. O evento acontece das 9h às 16h.

Feira da Economia Solidária na BPM. / Foto: Leonardo Ferraz.

Sobre o festival de cinema

O Festival Visões Periféricas é um projeto singular que amplia, por meio da exibição de filmes e laboratório de desenvolvimento de projetos, o espectro de visões sobre espaços periféricos brasileiros a partir do olhar de quem vive o seu cotidiano. Anualmente, o Festival assume a missão de: exibir um painel de filmes representativos das múltiplas periferias brasileiras; revelar uma geração de jovens realizadores que representem essa diversidade; desenvolver projetos de audiovisual orientados ao mercado; promover debates que estimulem uma reflexão a respeito da relação entre audiovisual, educação mercado e diversidade. O conceito de periferia no festival é abrangente e inclui desde filmes de realizadores de comunidades quilombolas, aldeias indígenas, favelas, negros e mulheres.

Ao longo das edições, nomes consagrados do audiovisual, como Aly Muritiba, André Novaes, Vincent Carelli, Chico Diaz e Regina Casé, passaram pelo Visões, além de ter homenageado os diretores Silvio Tendler, Adelia Sampaio (primeira diretora negra a dirigir um longa no Brasil) e Eduardo Coutinho.

Sobre a mostra literária

A mostra sobre o jornalista, escritor, chargista e poeta Millôr Fernandes é composta por hai-kais (pequenos poemas) e ilustrações do próprio autor, que utiliza sátira e ironia como condutores de suas obras. Já os poemas de Paulo Leminski serão retratados pelo ilustrador, artista plástico e músico Fábio Dudas. O trabalho em pintura é baseado na figuração da realidade e ficção, nas memórias de infância, interpretação do cotidiano e imaginação.