fbpx

Fazedores de cultura recebem selo “Amigo da Leitura”

Solenidade aconteceu em Manguinhos e concedeu 13 honrarias


“Nunca recebi apoio da minha família para praticar esportes, já quase morri em um acidente de moto, mas nunca desisti dos meus sonhos. Hoje estou aqui tendo o meu trabalho reconhecido”. O relato é de Carlos Eduardo Santos, que é conhecido por Manguinhos e região como “Tio Mek”, professor de jiu-jitsu e um dos 13 homenageados durante a segunda cerimônia de entrega do selo “Amigo da Leitura”. A solenidade aconteceu nesta quarta-feira (16), na Biblioteca Parque de Manguinhos (BPM).

“Desde pequeno, sempre gostei de praticar esportes, mas nunca recebi apoio. Tentei praticar atletismo e boxe, até que sofri um acidente de moto aos 24 anos e tive várias fraturas. Pensei que nunca mais fosse voltar a ser atleta, demorei muito a me recuperar, mas três anos depois conheci o jiu-jitsu. Já estou há 15 anos nessa estrada e hoje posso transmitir aos meus alunos a minha história de vida”, revela Carlos Eduardo, 41 anos, que ministra aulas de jiu-jitsu, gratuitamente, para cerca de 40 alunos na BPM.

“Tio Mek” recebendo o selo “Amigo da Leitura. / Foto: Gui Maia.

Idealizado pela Superintendência de Leitura e Conhecimento (SLC), o selo de reconhecimento “Amigo da Leitura” tem como objetivo prestigiar pessoas, coletivos e instituições que contribuem para o fomento da cadeia produtiva do livro e da leitura em território fluminense.

“Resolvemos começar o ano fortalecendo os vínculos e expressando a nossa gratidão pelas pessoas que ajudam a construir políticas públicas dentro das comunidades do Rio de Janeiro. O talento, dedicação e entusiasmo destes homenageados contribuem para a inclusão social no estado. Esta é a cultura fluminense: plural e inspiradora”, destacou a Secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros.

Secretária Danielle Barros apresentando o evento. / Foto: Gui Maia.

Para o Superintendente de Leitura e Conhecimento, Yke Leon, o certificado de reconhecimento “Amigo da Leitura” foi criado justamente para que a SLC possa, de maneira mais direta, se conectar com pessoas, coletivos e instituições que atuam de forma a impactar suas comunidades e o seu entorno.

“É muito significativo que estes homenageados sejam professores que atuam em nossas bibliotecas localizadas em território popular. Nosso interesse é seguir adiante, contemplando e premiando a cadeia produtiva do livro e da leitura, assim como todos os seus atores. Esse é só o começo do que a gente idealiza e sonha”, afirmou.

Antes do início da cerimônia, a artista Creuza Barbosa presenteou o público presente com o seu show de humor “Loucuras da Comunidade”. Assim como ocorreu na primeira solenidade, na Biblioteca Parque da Rocinha (BPR) na última semana, o selo de reconhecimento foi destinado a professores e entidades que atuam de forma voluntária e mantêm projetos na BPM.

O evento contou com apoio da empresa Capim Santo.

Serviço

As aulas de jiu-jitsu são gratuitas e podem ser realizadas por pessoas de qualquer idade. Para realizar a inscrição, a pessoa interessada deve se dirigir à Biblioteca Parque de Manguinhos, na Avenida Dom Hélder Câmara, 1184, Manguinhos – Benfica, de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h.

A oferta de cursos e oficinas em Manguinhos atende diversos segmentos e contempla, também, aulas de funcional, capoeira, zumba, além de viola, flauta doce, percussão, hip-hop e canto. Além das oficinas, a BPM conta com um acervo de mais de 9 mil livros, garantindo um espaço confortável para ser utilizado como fonte de leitura, estudos e conhecimento.