fbpx

F.MIS participa do Rio Innovation Week em mesa sobre IA e produção cultural


Em celebração aos 60 anos da Fundação Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro, o presidente da instituição, Cesar Miranda Ribeiro, participa na próxima terça-feira, 12 de agosto, do Rio Innovation Week 2025, um dos maiores eventos de inovação da América Latina. A presença será em um dos palcos mais aguardados do evento, o EduTech, onde Cesar divide a mesa com o curador Marcos Nauer, responsável pela exposição “Chatô e os Diários Associados – 100 Anos de Paixão” e criador da inteligência artificial Orion Nova, e Graziela Domingues, fundadora da Graviola Produções. O trio compõe o painel “Tecnologia e Cultura Unindo Forças – Olhares sobre a IA que podem transformar o nosso futuro”, uma conversa que propõe reflexões sobre o impacto das novas tecnologias nos campos da cultura, da educação e da memória.

“A Inteligência Artificial está transformando a forma como nos relacionamos com a informação, com a arte e com a memória. Como museu, temos o papel de promover debates que ajudem a sociedade a compreender essas mudanças e a pensar criticamente sobre elas. Celebrar os 60 anos da F.MIS também é projetar o futuro, e isso passa, necessariamente, por discutir tecnologia com profundidade e responsabilidade”, afirmou Cesar Miranda Ribeiro, presidente da instituição.

O painel apresenta um case real de transformação cultural, nascido na F.MIS. Em 2025, a exposição “Chatô e os Diários Associados – 100 Anos de Paixão” inovou ao integrar a inteligência artificial Orion Nova como uma presença ativa, sensível e interativa dentro do espaço expositivo. A proposta oferece ao público uma nova forma de vivência cultural, que conecta passado, presente e futuro. A partir dessa experiência, a conversa no Rio Innovation Week irá discutir como a IA pode colaborar para preservar a verdade, democratizar o acesso à cultura e à educação e contribuir para a construção de um futuro mais ético e sustentável em museus, bibliotecas, teatros e outros espaços de memória.

Presidente da F.MIS desde 2021, Cesar Miranda Ribeiro conduz uma gestão que valoriza a cultura brasileira, investe na preservação da memória audiovisual e fortalece o museu como centro de excelência cultural, educacional e tecnológico. Sua atuação é marcada por iniciativas estruturantes e inovadoras, com atenção especial à valorização dos profissionais da instituição e ao diálogo permanente com a sociedade.

A F.MIS é vinculada à Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (Sececrj).

Serviço – Painel Innovation Week

Evento: Rio Innovation Week

Data: 12 de agosto de 2025

Local: Píer Mauá – Palco EduTech | Rio de Janeiro

Horário: 15h45 às 16h30

Painel: Tecnologia e Cultura Unindo Forças – Olhares sobre a IA que podem transformar o nosso futuro