Mais de 30 mil pessoas foram atendidas
Após cinco dias de programação diversificada, desde animação infantil até palestras, chegou ao fim nesta terça-feira (7) a última etapa do projeto “Energia para Ler”. Com início em outubro, o festival literário atendeu mais de 30 mil pessoas e alcançou cinco municípios do estado, tendo Duque de Caxias como palco da edição final deste ano.
“A cultura tem o papel de transformar para melhor a vida de todos. O que fizemos desde o primeiro dia que pisamos na Sececrj foi universalizar e democratizar o acesso aos recursos da pasta, então, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, conseguimos atender o projeto Energia para Ler. Atualmente, estamos neste processo de retomada, e poder levar a cultura para todas as regiões do estado é de suma importância”, ressaltou a Secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros.
A feira literária passou por Cambuci, Cardoso Moreira, São Fidélis e Itaocara, até chegar a Duque de Caxias. Durante cada edição, os alunos da rede pública de ensino participaram de concursos e foram premiados com bicicletas, tablets, livros e celulares.
A programação foi composta por artistas locais e regionais, com foco nos segmentos de teatro, música, artes circenses, dança, literatura, folias de reis, bandas marciais e artes plásticas. Algumas edições contaram com participações especiais, como a etapa de Itaocara, que recebeu o carnavalesco Milton Cunha para o lançamento do seu livro “Viva e aproveite”.
Para o último evento do ano, a cidade de Duque de Caxias teve como atração principal o humorista Diogo Almeida, com o espetáculo “Vida de Professor”. Foram mais de 10 horas de programação diária, gratuitamente.
Com patrocínio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (Sececrj) e Enel Distribuidora, e realização da Motivos Produções, o “Energia para Ler” tem como objetivo difundir a educação e a cultura por meio da literatura e das manifestações artísticas.