“Energia para Ler” chega a Duque de Caxias em dezembro

Evento conta com cinco dias de programação

Mais de 20 mil pessoas no Estado do Rio de Janeiro já foram impactadas, neste ano, pelo projeto “Energia para Ler”. O festival literário de educação e cultura passou por quatro municípios fluminenses, tendo como último destino a cidade de Itaocara. O calendário será encerrado no dia 3 de dezembro, em Duque de Caxias, com cinco dias de programação e atividades para todas as idades.

Com patrocínio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (Sececrj) e Enel Distribuidora, e realização da Motivos Produções, o “Energia para Ler” tem como objetivo difundir a educação e a cultura por meio da literatura e das manifestações artísticas.

“A cultura tem o papel de transformar para melhor a vida de todos. O que fizemos desde o primeiro dia que pisamos na Sececrj foi universalizar e democratizar o acesso aos recursos da pasta, então, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, conseguimos atender o projeto Energia para Ler. Atualmente, estamos neste processo de retomada, e poder levar a cultura para todas as regiões do estado é de suma importância”, ressaltou a Secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros.

Durante cada edição, os alunos da rede pública de ensino participam do “Concurso das Artes – Luzes da Cidade”. Pautado nos eixos de leitura, sustentabilidade e cidadania, o programa convoca os alunos a representarem os temas por meio do desenho, da poesia e do audiovisual. Os vencedores de cada categoria são premiados nos eventos com bicicletas, tablets, livros e celulares.

No evento abrigado por Itaocara, despedida do festival no norte e noroeste fluminense durante esta temporada, a programação teve uma dinâmica toda especial e recebeu o carnavalesco Milton Cunha, lançando seu livro “Viva e aproveite”.

“É um livro que é uma joia, ele é muito colorido, como eu. Muito estético. Então a pessoa vai ler também com as figuras, aguçando a parte sensorial, porque acaba que as páginas coloridas estimulam a leitura”, explicou Milton Cunha durante palestra em Itaocara.

Para a última edição do ano, a cidade de Duque de Caxias vai receber o humorista Diogo Almeida, com o espetáculo “Vida de Professor”. A agenda ao longo dos cinco dias será bem diversificada e contemplará todos os públicos, desde animação infantil até o happy hour para os adultos. Serão mais de 10 horas de programação diária, gratuitamente.

O festival literário vai acontecer nas dependências do Ciep 319 – Oduvaldo Viana Filho, na Avenida Anhang, Jardim Anhangá, Duque de Caxias.

Programação – Energia para Ler

Sexta-feira (3/12)

8h – Abertura do evento (credenciamento)
8h30 – Abertura solene
– Fala das Autoridades
– Premiação do Concurso das Artes Luzes da Cidade
– Homenagem do Patrono Solano Trindade
– Homenagem aos professores autores
10h – Palestra Show Vida de Professor, com Diogo Almeida
– Sessão de autógrafos
13h – Energia para Encantar (Motivos Produções)
14h30 – Contação de histórias com Michele Carvalho & Cindy
15h30 – Crianças iluminando o mundo: Live Show com Bia Bedran
16h – Energia para Cantar (Motivos Produções)

Sábado (4/12)

8h às 19h – Stand expositor de livros
9h – Energia para Despertar (Motivos Produções)
10h – Show Musical Infantil com André Alves e Mônica
11h – Energia para Brincar (Motivos Produções)
13h – Energia para Sorrir (Motivos Produções)
14h – Brilhantes Histórias com Elisa Lucinda
16h – Preparação para o Baile das Luzes
18h30 – Happy Hour Baile das Luzes com Orquestra Aquarius

Domingo (5/12)

8h às 19h – Stand expositor de livros
9h – Energia para Despertar (Motivos Produções)
10h – Energia para Encantar Show de Mágica com Wellington Cross
13h – Energia para Encantar Show de Mágica com Wellington Cross
14h – Energia para Cantar (Motivos Produções)
16h – Teatro – Dandara dos Palmares – muito mais do que somente a mulher de Zumbi
17h – Happy Hour com Anderson do Sax

Segunda-feira (6/12)

8h – Energia para Despertar (Motivos Produções)
9h – Teatro Infantil A Dona Baratinha com Equipe Agitação
10h – Luna no Energia (Motivos Produções)
13h – Energia para Sorrir (Motivos Produções)
13h30 – Energia para Encantar – Show circense com Equipe Agitação
14h – Teatro Mundo Disney com Equipe Agitação
15h30 – Conexão tá ligado? Com o ator Ricky Tavares e os alunos do curso de teatro da Secretaria de Cultura “A fome que me consome”
17h – Happy Hour (Motivos Produções)

Terça-feira (7/12)

8h – Energia para Despertar (Motivos Produções)
9h – Teatro Infantil Pinóquio com Equipe Agitação
11h – Energia para Brincar (Motivos Produções)
13h – Energia para Encantar (Motivos Produções)
13h30 – Teatro A Bela e Fera com Equipe Agitação
15h – Sala de Leitura (culminância do projeto anual)
– Escritoras Sônia Rosa
16h30 – Happy Hour Luzes da Cidade – Show Musical com Letícia Soares do Musical A Cor Púrpura

Edições passadas

Com início em outubro, o projeto passou nas últimas semanas por Cambuci, Cardoso Moreira, São Fidélis e Itaocara. A programação é composta por artistas locais e regionais, com foco nos segmentos de teatro, música, artes circenses, dança, literatura, folias de reis, bandas marciais e artes plásticas.

Os eventos contam com personalidades artísticas envolvidas, como a contadora e musicista Bia Bedran, o ator Ricky Tavares, as escritoras Elisa Lucinda, Hellenice Ferreira, Roseana Murray, Sônia Rosa, e a atriz e cantora do Musical “A cor Púrpura”, Letícia Soares.