Encontro das Artes chega a terceira edição nesta sexta-feira (12/7)

Programação será gratuita e acontece na Biblioteca Parque Estadual

Com apresentações artísticas e mesas de debates, o terceiro Encontro das Artes – Edição Música chega à Biblioteca Parque Estadual (BPE), Centro, nesta sexta-feira (12). A programação especial começa a partir das 9h30 e, para participar, é necessário preencher, previamente, formulário de inscrição online. O evento é realizado pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, através da Superintendência de Artes.

“Os encontros são oportunidades de compartilhamento de experiências e saberes entre diferentes artistas, agentes culturais e parceiros institucionais, em uma troca simultânea com o público. Essa é mais uma iniciativa da nossa gestão em prol da democratização da cultura, da ampliação do acesso, com base no processo de escuta que temos construído nos últimos anos”, destaca a secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, Danielle Barros.

Roda de conversa durante o Encontro das Artes – Edição Circo

Ao longo do ano, serão realizados cinco encontros no âmbito das áreas que compreendem a Superintendência de Artes da Sececrj. A temática Circo foi a primeira abordada, em março, seguida pela Dança, em abril. Com a realização da edição Música, faltarão apenas os segmentos Teatro e Artes Visuais para finalizar a agenda de 2024.

O objetivo do projeto é destacar e valorizar a pluralidade das criações artísticas no território fluminense, considerando as dez regiões do estado. O público inscrito em cada edição recebe certificado de participação emitido pela secretaria.

Apresentação de dança realizada durante a segunda edição do Encontro das Artes

9h30 – Credenciamento na recepção da BPE

10h – Painel I – Caminhos e experiências para formação na música
Convidados:

• Eric Herrero: Cantor lírico, ex-presidente do Conselho Estadual de Política Cultural, um dos fundadores do Colegiado Estadual de Música RJ e atual diretor artístico do Theatro Municipal do Rio de Janeiro.
  • Sérgio Barrenechea: Professor titular de flauta transversal no Instituto Villa-Lobos.
  • José Maria Braga: Diretor da Escola de Música Villa-Lobos, Mestre em Musicologia pelo CBM, flautista e saxofonista.
  • Fiorella Solares: Violoncelista há 40 anos, fundou ao lado de seu falecido marido, o maestro David Machado, a ONG Ação Social pela Música do Brasil.

Mediação: Maria Luiza Nobre – Pianista, empresária e produtora cultural.

12h – Apresentações artísticas com Orquestra Juvenil da Ação Social pela Música e Orquestra Carioca de Flautas

14h – Painel II – Projetos culturais na área da música
Convidados:

• Rogério Fernandes: DJ, produtor e apresentador do podcast Firma Funk Oficial. É fundador do Instituto Casa Funk-se.
  • Marcello Bogo: Analista de música da Gerência de Cultura Sesc RJ, publicitário, curador/gestor/pesquisador musical, DJ e produtor artístico da Feira de Discos de Vinil do RJ.
  • Angela Nogueira: Produtora cultural e Presidente do Clube do Samba, fundado em 1979 por João Nogueira. É idealizadora do projeto social Clubinho do Samba.

Apresentação: André Lemos
Mediação: Cristina de Pádula Cattan – Superintendente de Artes

15h30 – Apresentações artísticas com André Lemos, Juliana Pagung e Kayo Calado, Clubinho do Samba e Mc Andinho

Serviço – Encontro das Artes