Cultura do Estado monta programação especial no Mês das Mulheres

Conjunto de ações reúne espetáculos teatrais, shows e ações sociais

Para comemorar o mês das mulheres, a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (Sececrj) preparou uma agenda especial com diversos eventos ao longo dos próximos dias. A programação tem início nesta sexta-feira (3/03), com a realização do espetáculo “Elas Brilham – Vozes que Iluminam e Transformam o Mundo”, no Centro Cultural João Nogueira – Imperator, no Méier. Já na segunda-feira (6/03), o icônico Theatro Municipal recebe Maria Gadu e a Orquestra Sinfônica Juvenil Chiquinha Gonzaga para uma apresentação única e emocionante.

“A cultura tem na sua pauta a representatividade feminina, a força, a determinação, a luta por igualdade e respeito em sua vocação. Todo nosso trabalho de democratização e fortalecimento da arte só é possível porque na Secretaria tenho a honra de dividir, diariamente, o trabalho com tantas mulheres fortes e que inspiram, exercendo posição de comando e liderança. Temos que seguir incentivando o protagonismo feminino dentro da cultura fluminense”, ressalta a Secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros.

Elas Brilham

O documentário musical traz ao palco do Imperator sete artistas mulheres que levam o público a uma viagem no tempo através da música. Contando a história de grandes mulheres, elas transportam o espectador a épocas como a era de ouro do rádio brasileiro, passando por gêneros como MPB, samba, jazz, rock e blues, até chegarem aos dias atuais com o pop de Anitta, Iza e Beyoncé. Tudo isso com recortes tecnológicos de recursos audiovisuais de cada uma das épocas.

Dos mesmos criadores de “60! Década de Arromba e “70? Década do Divino Maravilhoso”, esse novo documentário musical foi criado para dar voz e contar as histórias de mulheres que quebraram preconceitos, venceram o machismo e abriram as portas para o futuro da humanidade. Mais que um espetáculo, “Elas Brilham – Vozes que Iluminam e Transformam o Mundo – DOC.MUSICAL” celebra a mulher e abre um espaço de fala, tão necessário, a elas.

Sessões
3 de março, sexta-feira, 20h
4 de março, sábado, 16h
4 de março, sábado, 20h
5 de março, domingo, 16h

Ingressos: sympla.com.br – com taxa de serviço

Maria Gadú e Orquestra Chiquinha Gonzaga no Theatro Municipal

O icônico Theatro Municipal recebe Maria Gadú e a Orquestra Chiquinha Gonzaga para uma apresentação especial na próxima segunda-feira (6/03), com ingressos a preços populares, a R$ 2 e R$ 1 (meia entrada). No palco, 45 meninas, com idades entre 10 e 20 anos, que integram a Orquestra Sinfônica Juvenil Chiquinha Gonzaga, sob regência de Priscila Bomfim.

As jovens instrumentistas, todas estudantes da rede pública de ensino do Estado do Rio de Janeiro, se apresentam tocando instrumentos como violino, viola, violoncelo, contrabaixo acústico, flauta transversal, clarineta, trompete, trombone, trompa, fagote e percussão. No repertório, verdadeiros clássicos nacionais como “Abre Alas” (Chiquinha Gonzaga); “Maria, Maria” (Milton Nascimento); “Garota de Ipanema” (Tom Jobim); “Asa Branca” (Luiz Gonzaga); “Ne Me Quitte Pas” (Jacques Brel), “Shimbalaiê” (Maria Gadú), entre outros.

Classificação: Livre
Ingressos: https://theatromunicipalrj.eleventickets.com/#!/apresentacao/e746fc0d72b2d1a7af2a9d5b5188048965141ea2

A Mulher na Ciência

Em uma ação conjunta entre a Assessoria de Cultura e Sociedade, Superintendência de Audiovisual e Escola da Cultura, um dia especial vai comemorar os avanços da mulher na sociedade com o evento “A Mulher na Ciência”, no dia 9 de março, no Planetário da Gávea, a partir das 14h.

O evento iniciará com uma visita guiada ao Planetário do Rio, com grupo de mulheres atendidas pelo Cidade Integrada, seguido pela exibição do filme “Estrelas além do tempo”, organizado pelo CineClube Zezé Motta, e encerrando com uma mesa de debates com mulheres cientistas.

Confira a programação completa de março:

3/03: Espetáculo musical Elas Brilham, às 20h, no Imperator
4/03: Espetáculo musical Elas Brilham, às 16h, no Imperator
4/03: Espetáculo musical Elas Brilham, às 20h, no Imperator
5/03: Espetáculo musical Elas Brilham, às 16h, no Imperator
6/03: Maria Gadú e Orquestra Chiquinha Gonzaga, às 9h, no Theatro Municipal
8/03: Evento em parceria com o Instituto Lutando pela Vida, às 14h, no auditório da Biblioteca Parque Estadual
9/03: A Mulher na Ciência, às 14h, no Planetário da Gávea