Cultura do Estado lança primeira edição do Concurso Cultural de Contos nesta sexta-feira

A convocatória vai oferecer 20 vagas, divididas pelas dez regiões do estado do Rio de Janeiro

A literatura foi uma das principais válvulas de escape durante a pandemia, permitindo que o leitor viajasse para além do espaço físico, embarcando em outras realidades e universos. E para premiar este segmento tão importante, a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, através da Superintendência de Leitura e Conhecimento, e a Imprensa Oficial do Rio de Janeiro lançam, nesta sexta-feira (3/02), a primeira edição do Concurso Cultural “Contos RJ”. O processo de inscrição será feito de forma online e permanecerá aberto até o dia 15/03, às 18h.

A oportunidade é voltada para autores do Estado do Rio de Janeiro, novos ou já consagrados, e vai garantir 20 vagas, todas destinadas a projetos que abordem textos inéditos, na modalidade “Conto”, dentro da temática “Um Olhar Sobre o Amanhã”. O material selecionado será reunido em um único livro, com edição física, que será publicado pela Imprensa Oficial.

A convocatória vai contemplar dois candidatos por região, atendendo de forma igualitária as dez áreas administrativas do estado e buscando evidenciar as diferenças de cada lugar, particularidades e regionalidades. Os autores ainda receberão premiação no valor de mil reais, em parceria com a PublishNews, como forma de fomento à arte fluminense.

Sobre o tema

Inspirados pelo centenário de morte do escritor francês Marcel Proust, a temática escolhida para nortear todos os contos surge da ideia de temporalidade presente na sua icônica obra “Em Busca do Tempo Perdido”. O modelo dialoga com o conceito de “escrevivência”, que é de autoria da grande escritora Conceição Evaristo. Nele, a autora propõe uma escrita que nasce do cotidiano, das lembranças, da experiência da vida do próprio autor e do seu povo. Uma escrita que nasce da vida que se vive e da vida que se deseja.

Regulamento

Poderão participar do prêmio pessoas físicas brasileiras ou naturalizadas, a partir de 18 anos de idade, residentes no estado do Rio de Janeiro; não haverá vedação para escritores que já tenham obras individuais publicadas; somente serão habilitados textos redigidos em língua portuguesa; as obras deverão ser autorais e dentro da temática proposta. Não há vedação quanto à participação de servidores públicos municipais, estaduais ou federais, exceto aqueles ligados à Imprensa Oficial do Estado do Rio de Janeiro, à Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro e as suas fundações vinculadas.

Serão selecionados 20 contos (dois por região), sendo elas: Metropolitana I, Metropolitana II, Metropolitana III, Noroeste, Norte, Baixadas Litorâneas, Serrana, Centro-Sul, Médio Paraíba e Costa Verde. A banca avaliadora levará em consideração os critérios de originalidade, criatividade, domínio de técnicas   narrativas, clareza e coerência do texto.

Dúvidas podem ser esclarecidas através do e-mail concursoslc2023@gmail.com.

A inscrição deve ser realizada clicando aqui.

Confira todos os detalhes e regras do edital clicando aqui.

Confira a lista dos selecionados

• Metropolitana 1
    Roberto Cassano: “Reunião do Condomínio Ceres Park”
    Mari Velasco: “Cativeiros”