Cultura do Estado lança edital exclusivo para bandas de rock

Investimento de R$ 1,5 milhão vai contemplar bandas que apresentem composições originais

Rockeiros e rockeiras do Rio de Janeiro: afinem suas guitarras e separem suas baquetas. A Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (Sececrj) lançou, nesta sexta-feira (12/7), o edital “Esse Tal de Rock’n Roll”, disponibilizando 30 vagas a bandas do gênero musical. Cada proposta contemplada será premiada com o valor de R$ 50 mil, somando investimento de R$ 1,5 milhão na cultura fluminense. As inscrições ficam abertas das 9h do dia 15 de julho até às 18h do dia 12 de agosto.

“Vamos promover as bandas de todo território fluminense com um edital específico para o segmento do rock, que é um setor que tem seu papel fundamental na nossa cultura tanto em termos de representatividade histórica como de relevância musical. Vamos celebrar e premiar bandas autorais por todo Rio de Janeiro”, explica a secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros.

O edital é voltado para pessoas jurídicas ou MEIs e irá contemplar grupos musicais de rock que apresentem composições originais. A banda também pode contar, em sua equipe, com profissionais técnicos e artísticos direta ou diretamente envolvidos na elaboração e execução da proposta. Os proponentes deverão prever, obrigatoriamente, shows em no mínimo duas cidades do Rio de Janeiro.

Para avaliação das propostas, serão julgados os seguintes critérios: qualidade do projeto; relevância da proposta para o cenário cultural do estado; aspectos de integração comunitária na ação proposta; coerência da planilha orçamentária e do cronograma de execução; coerência das ações de difusão e democratização do acesso no cronograma, objetivos e metas; trajetória artística e cultural da banda; e compatibilidade da ficha técnica com as atividades desenvolvidas.

Inscrições: cultura.rj.gov.br/desenvolve-cultura
Mais informações: http://cultura.rj.gov.br/esse-tal-de-rockn-roll/
Dúvidas: rock@cultura.rj.gov.br.

Edital aberto para capoeiristas

O edital de credenciamento “Iê Meu Mestre” está com inscrições abertas até o dia 7 de agosto, também na plataforma Desenvolve Cultura. Cem vagas, com premiação de R$ 15 mil para cada, estão sendo ofertadas. Esta é a primeira chamada pública voltada especificamente para os mestres e mestras de capoeira na história do estado do Rio de Janeiro.

O planejamento de políticas públicas para o segmento foi possível a partir do Cadastro Fluminense da Capoeira, realizado neste ano pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac), com o objetivo de mapear informações sobre a prática da capoeira e o ofício dos Mestres e Mestras no estado.

Mais informações sobre o edital: http://cultura.rj.gov.br/wp-content/uploads/2024/07/Edital-Iê-Meu-Mestre.pdf. Dúvidas podem ser esclarecidas através do e-mail capoeira@cultura.rj.gov.br.