Cultura do Estado completa um ano de Cidade Integrada com mais de 4.400 pessoas atendidas

Ações têm foco na democratização do acesso à cultura e capacitação

O Cidade Integrada, programa criado pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro para promover a retomada de território e inclusão social, completa um ano neste domingo (22/01). E durante este período, a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (Sececrj) impactou a vida de quase 4.500 pessoas do Complexo do Jacarezinho, Muzema, Cesarão e Cantagalo-Pavão-Pavãozinho. Nesta quinta-feira, para celebrar a data, mais uma ação de democratização cultural será realizada. Cerca de 130 crianças das comunidades atendidas pelo projeto serão levadas para conhecer o Reder Circus, no Leblon.

“O Governo do Estado, através do Cidade Integrada, está retomando a dignidade nos territórios. Entendemos que a cultura é um motor de desenvolvimento social e uma ferramenta de transformação. Então, nada melhor do que unir forças com o Passaporte Cultural e ampliar o acesso à cultura da população de baixa renda, incentivando a formação de plateia e garantindo visitas a centros culturais de grande relevância”, afirma a Secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros.

O acesso aos equipamentos culturais está sendo feito através do Passaporte Cultural, programa criado pela Sececrj e executado através da Escola da Cultura. Neste ano, já foram realizadas visitas a lugares como o Circo Abracadabra, Unicirco, Parque Shanghai, Museu de Arte do Rio (MAR), Parque Lage, Planetário e Museu do Amanhã. As ações têm mudado a vida de pessoas que, até então, não tinham oportunidade de visitar esses lugares.

“A Escola da Cultura foi criada com intuito de garantir apoio aos municípios, incentivando atividades em todo o estado, e o Passaporte Cultural realiza exatamente isso. Por meio da parceria com o Cidade Integrada, conseguimos atender as comunidades contempladas no programa, entregando um serviço para pessoas que, historicamente, se encontravam distantes dos equipamentos culturais”, destaca a Subsecretária e Diretora da Escola da Cultura, Cláudia Viana.

O Passaporte Cultural atende escolas, instituições beneficentes, associações de moradores e organizações culturais comunitárias, levando grupos de pessoas para conhecerem, gratuitamente, equipamentos culturais. Para quem deseja participar, basta entrar em contato através do e-mail passaporteculturalrj@cultura.rj.gov.br.

Cidade Integrada com foco na capacitação

O Programa CRIA RJ, mais um braço da Cultura do Estado no Cidade Integrada, está com mais de 10 turmas abertas para oficinas livres nesse primeiro bimestre. Os cursos rápidos têm 12h de duração, são gratuitos e vão beneficiar as populações dos complexos do Jacarezinho, na Zona Norte do Rio, e do Cantagalo-Pavão-Pavãozinho (PPG), na Zona Sul da cidade. As opções trazem vivências em Teatro, introdução à Fotografia Profissional e até noções de Design no Canva, entre outras.

As oficinas livres são resultado de uma chamada pública, aberta às comunidades no final do ano passado. Artistas e empreendedores criativos puderam inscrever propostas de atividades formativas abertas aos crias (moradores que participam do projeto) dos seus próprios territórios. Além do Jacarezinho e do Cantagalo, as ações do Programa CRIA RJ alcançam também a população do Complexo da Muzema, na Zona Oeste.

Mais detalhes sobre o calendário e as inscrições para essas atividades você pode acessar acompanhando o @programacriarj nas redes sociais ou acessando www.criarj.com.br. As aulas no território do Complexo do Jacarezinho serão realizadas na Biblioteca Parque de Manguinhos. As do PPG, no Centro de Referência da Juventude Cantagalo.

A iniciativa tem apoio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio Janeiro (SECEC), por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura e apoio institucional do Programa Cidade Integrada, com patrocínio da Light. É uma realização da Quitanda Soluções Criativas e do Instituto BR, com consultoria executiva da Cinco Elementos e produção executiva da Marco Zero.