fbpx

Cultura do Estado abre convocatória para Flip

Fazedores de cultura selecionados vão compor programação da Casa da Leitura e do Conhecimento


A 21ª edição da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) tem presença confirmada da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (Sececrj), através da Superintendência de Leitura e Conhecimento. E para preencher o espaço reservado exclusivamente, e de forma gratuita, aos fazedores de cultura fluminenses, está aberta convocatória para seleção de propostas de diferentes segmentos artísticos. As inscrições devem ser feitas até a próxima segunda-feira (30/10), às 18h, através de formulário on-line. A Flip acontece entre os dias 22 e 25 de novembro.

A convocatória tem como objetivos permitir que os produtores do estado possam participar do evento de forma democrática e garantir visibilidade às diferentes manifestações culturais dos territórios do Rio de Janeiro. Para isso, a Casa da Leitura e do Conhecimento vai ofertar 20 vagas, que serão distribuídas entre os selecionados ao longo dos quatro dias de Flip, preenchendo, de forma plural, a agenda.

“Após o sucesso em 2022, nós não poderíamos ficar de fora desse evento tão importante, que já faz parte do calendário cultural fluminense. Queremos continuar com a tradição de oferecer aos visitantes o espaço mais democrático da Feira, oportunizando o acesso à cultura através do nosso estande. Nossa intenção é construir a programação de forma que promova a classe cultural e artística do estado. A Festa Literária Internacional de Paraty é uma vitrine muito grande para quem trabalha com literatura, por isso, queremos garantir que essa chance alcance o maior número de pessoas possível”, explica a Secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros.

Apresentação na Casa da Leitura e do Conhecimento na Flip 2022

O espaço será dedicado a atividades como lançamento e venda de livros, contação de histórias, palestras e outras apresentações artísticas. Poderão se inscrever pessoas das áreas de música, livro e leitura, memória e patrimônio, artes cênicas, entre outros segmentos que fazem parte da manifestação cultural fluminense.

“A Casa da Leitura e do Conhecimento vem se consagrando, a cada oportunidade, como um espaço plural, acolhedor e potente para os fazedores de cultura do Estado do Rio de Janeiro. No ano passado, nossa casa não foi apenas a Casa da Literatura, mas também a casa da música, do cinema, do teatro, do patrimônio, dos povos tradicionais e da cultura, de modo geral. Ela foi, portanto, a Casa da Vida, que pulsa dentro do peito de cada um e que faz a gente se conectar através da arte de nossos artistas fluminenses. A Flip é a mais famosa festa literária do país, portanto, será uma oportunidade muito especial para quem estiver participando”, afirma Yke Leon, superintendente de Leitura e Conhecimento.

Os selecionados vão ganhar um template para divulgação em suas redes e um certificado de participação, que irá somar-se ao seu portfólio. A ação conta com parceria da Secretaria Municipal de Cultura de Paraty.

Serviço

Link para inscrição: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSe80ZSnZy-5NFrwhcFdNat6fZEoRiUQ7GoquinXXgqLVIpACA/viewform

Data do resultado: 1/11, quarta-feira

E-mail para dúvidas: flipsececrj@gmail.com

Sobre a Flip

A Flip – Festa Literária Internacional de Paraty, desde sua primeira edição, em 2003, parte da vontade de apresentar novas possibilidades de ocupação dos espaços públicos, com cultura e educação, impulsionando mecanismos de troca entre aqueles que transitam e aqueles que vivem no território.

Em 2023, a 21ª edição revela em seu programa principal o que de mais vivo e interessante está acontecendo na literatura, sob curadoria de Fernanda Bastos e Milena Britto. O evento acontece entre os dias 22 e 25 de novembro.