Artistas e fazedores de cultura fluminenses poderão participar, gratuitamente, do evento
A 22ª edição da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) terá, pelo terceiro ano consecutivo, presença confirmada da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (Sececrj), através da Superintendência de Leitura e Conhecimento. E para preencher o espaço reservado exclusivamente, e de forma gratuita, aos fazedores de cultura fluminenses, está aberta convocatória para seleção de propostas de diferentes segmentos artísticos. As inscrições devem ser feitas até o dia 28 de julho, através de formulário on-line.
A convocatória tem como objetivos permitir que os produtores do estado possam participar do evento de forma democrática e garantir visibilidade às diferentes manifestações culturais dos territórios do Rio de Janeiro. No momento da inscrição, os proponentes deverão preencher qual dia e turno pretendem realizar a atividade. A Casa da Leitura e do Conhecimento vai ofertar mais de 20 vagas ao público.
“Após o sucesso em 2022 e 2023, nós estamos compondo, mais uma vez, esse evento que já faz parte do calendário cultural fluminense. Queremos continuar com a tradição de oferecer aos visitantes o espaço mais democrático da Feira, oportunizando o acesso à cultura através do nosso estande. Nossa intenção é construir a programação de forma que promova a classe cultural e artística do estado. A Festa Literária Internacional de Paraty é uma vitrine muito grande para quem trabalha com literatura, por isso, queremos alcançar o maior número de pessoas possível”, explica a Secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros.
O espaço será dedicado a atividades como lançamento de livros, contação de histórias, palestras e outras apresentações artísticas. Poderão se inscrever pessoas das áreas de música, livro e leitura, memória e patrimônio, artes cênicas, entre outros segmentos que fazem parte das manifestações culturais fluminenses.
“Esta será a terceira vez que a Casa da Leitura e do Conhecimento abre as portas em uma das Festas Literárias mais importantes do Brasil e, tal qual tem sido a nossa missão até aqui, permanecerá democrática, plural e abrangente. Nossa expectativa é, com a parceria do poder municipal, uma vez mais, proporcionar um espaço que seja, não só, tecnicamente de qualidade, com a infraestrutura adequada para que os artistas do Estado do Rio de Janeiro possam mostrar seus trabalhos, mas também um lugar que seja lindo de conhecer e estar. É impossível existir sem sonho, como bem disse Paulo Freire e a Casa da Leitura e do Conhecimento talvez seja mesmo isso: um grande sonho coletivo que se materializa, ano após ano, no coração do Centro Histórico de Paraty”, completa o superintendente de Leitura e Conhecimento, Yke Leon.
Os selecionados vão ganhar um template para divulgação em suas redes e um certificado de participação, que irá somar-se ao seu portfólio. A Flip acontece entre os dias 9 e 13 de outubro.
Link para inscrição: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSftKz223W3VQpNMrLNt59-9y8JCOcx57tg_b3_vgvZvHTV97w/viewform
Período: 11/7 a 28/7
E-mail para dúvidas: flipsececrj24@gmail.com
A Flip – Festa Literária Internacional de Paraty, desde sua primeira edição, em 2003, parte da vontade de apresentar novas possibilidades de ocupação dos espaços públicos, com cultura e educação, impulsionando mecanismos de troca entre aqueles que transitam e aqueles que vivem no território.
Em 2024, a 22ª edição terá Ana Lima Cecilio como curadora. Com mais de 20 anos de trabalho no universo editorial, tendo atuado em diversas áreas, como edição, clubes do livro e curadoria literária, Ana Lima traz na bagagem uma vasta experiência que visa um olhar atento e direto ao público leitor – o que as pessoas andam lendo, que autores e obras têm mobilizado encontros e discussões. Também haverá espaço para abordar temas contemporâneos na programação, como a emergência climática.