Conservatória vai ganhar uma nova estrutura para valorizar seus eventos culturais

O projeto Vale Pertencer beneficia a praça Getúlio Vargas, tradicional palco de shows do distrito de Valença

Em breve, moradores e visitantes de Conservatória irão usufruir de um novo espaço para acolher as diversas manifestações culturais que fazem a fama do distrito de Valença, no Vale do Café. A praça Getúlio Vargas, no coração da cidade, vai ganhar uma construção para substituir a atual Tenda Cultural Ana Moreira Telles, importante ponto de encontro de artistas e público. Conhecida como “Tenda da Acritur”, a cobertura de lona não atende mais às necessidades de parte dos cidadãos, principalmente os envolvidos com o turismo, atividade responsável por 90% da economia local.

O projeto, que conta com patrocínio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, recebeu a presença da secretária da pasta, Danielle Barros, nesta semana, que acompanhou de perto as obras.

“Esta é uma demanda antiga de Conservatória e que o Governo do Estado vem trabalhando em parceria com a população para atender. Realizamos uma ampla escuta popular, criamos mecanismos para tornar essa obra uma realidade e conseguir atender e garantir melhorias para a população. Queremos com a nova estrutura garantir que a vocação cultural de Conservatória seja ainda mais potencializada”, afirma Danielle Barros.

A intenção do projeto ‘Vale Pertencer’ é instalar uma estrutura de perfil metálico com cobertura de policarbonato transparente a fim de receber a intensa programação de eventos culturais, que já ocorre há muitos anos na praça, de forma mais organizada e de maneira que dialogue com o patrimônio arquitetônico do território onde estará inserida. O projeto está recebendo patrocínio do Estado para a sua execução.

“A praça Getúlio Vargas é a praça da minha infância, juventude e do meu entardecer. Agora, com o novo coreto, será a praça do amanhã. Mais linda do que nunca”, diz Victor Emmanuel Couto, secretário de Cultura e Turismo de Valença, conhecido por todos em Conservatória como ‘Vitinho’. Com 85 anos, é um dos mais antigos moradores do distrito e um entusiasta do projeto.

O público interessado pode fazer parte da iniciativa participando de uma enquete cultural que vai eleger elementos decorativos da nova estrutura representando as diversas artes. Quem quiser colaborar deve acessar tinyurl.com/4hnj2wt4 e votar até o dia 31 de outubro.

“O projeto é uma resposta aos anseios locais que desejam abraçar da melhor forma seus artistas e visitantes, valorizando as apresentações culturais ao oferecer um espaço mais qualificado para moradores de Conservatória e frequentadores do distrito, no qual seja possível apreciar o patrimônio arquitetônico presente em seu entorno”, completa Natale Onofre, presidente do Instituto Cultural Cidade Viva (ICCV).

O ‘Vale Pertencer’ prevê ainda ações de educação patrimonial por meio da comunicação do projeto com a geração e o compartilhamento de conteúdo sobre o tema nas mídias sociais. Para acompanhar o processo, basta seguir o perfil instagram.com/institutocidadeviva ou entrar no grupo de WhatsApp: tinyurl.com/ynwxeknz.

O projeto ‘Vale Pertencer’ é uma realização do Instituto Cultural Cidade Viva com patrocínio da Light, do Governo do Estado do Rio de Janeiro, da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. Tem a parceria técnica do Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac) e apoio técnico do escritório de arquitetura ‘A Rede’. As obras civis estão a cargo da Construpower Engenharia. O projeto conta ainda com a parceria institucional da Prefeitura Municipal de Valença e apoio da Associação Comercial, Rural, Industrial e Turística de Conservatória (Acritur).