fbpx

Conselho Estadual de Políticas Culturais elege novo presidente

Mandato tem duração de dois anos


O Conselho Estadual de Políticas Culturais (CEPC) tem um novo presidente. Após votação realizada na última quinta-feira (27) entre os 32 membros que compõem o órgão, a chapa Juntos Somos Mais Fortes, formada por William Cesar (Costa Verde) e Iara Lima (Norte Fluminense), representantes da sociedade civil, foi eleita pelos próximos dois anos.

“Pela primeira vez, alguém ligado ao Carnaval, ao mundo do samba, assume a presidência deste estimado conselho. Precisamos, mais do que nunca, promover a união entre o poder público e a sociedade civil, para construir um plano que possa atender a todas as pessoas nesse momento de pandemia. Nossa intenção é alcançar a ponta, os trabalhadores essenciais, e chegar também cada vez mais ao interior do estado, levando ações que beneficiem a população. Juntos vamos conseguir fazer a diferença”, afirma William Cesar, novo presidente do conselho.

O CEPC é um órgão deliberativo, parte integrante do Sistema Estadual de Cultura, e vinculado à Secretaria de Estado de Cultura e Economia do Rio de Janeiro (Sececrj). Tem como principal função deliberar sobre as políticas públicas na área da cultura, trabalhando em conjunto com a Sececrj para a elaboração de pautas, criação de editais e demais atividades correlatas.

“Cada mandato é de dois anos e o sistema funciona por composição partidária, formado por 16 membros da sociedade civil e 16 representantes do poder público, com garantia de revezamento na presidência entre as partes. Desta forma, privilegia-se o equilíbrio na deliberação de políticas públicas e igualdade nas votações”, explica a superintendente de Artes da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, Taydara Araujo, que deixa a presidência do Conselho.

O que é o Conselho Estadual de Políticas Culturais

O CEPC do Rio de Janeiro faz parte do Sistema Estadual de Cultura, instituído através da lei nº 7035, de 7 de julho de 2015. É um órgão paritário e deliberativo, responsável por planejar e fiscalizar as políticas culturais fluminenses.