No Dia Nacional da Cultura, comemorado nesta terça-feira (5/11), a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa relembra as ações que, desde o início do ano, vêm mudando o perfil da pasta. Entre eles, projetos via lei de incentivo, como o Carnaval carioca com R$8,5 milhões para a folia de rua (Via Light) e R$189 mil no Desfile do Monobloco (Via Ambev), e o sofisticado espetáculo “Ovo”, do Cirque Du Soleil, com o patrocínio da TIM, no valor de R$2 milhões que, como contrapartida social, levou cinco mil crianças de escolas da rede pública e de obras sociais para assistirem à apresentação.
Aliás, a participação das crianças e adolescentes é uma das prioridades da gestão. Somente na Bienal do Livro, realizada entre agosto e setembro deste ano, estiveram presentes no evento 40 mil estudantes da rede pública. Cada um teve direito a um voucher de R$ 50 para adquirir o livro de sua preferência. O recorde de crianças que foram ao evento, levadas pelo Governo do Estado, até agora, tinha sido de 11 mil estudantes. Cinco mil ingressos também foram cedidos para professores do estado.
A secretaria esteve presente na Festa Literária de Paraty (Flip), de 12 a 14 de julho, com um espaço próprio, em parceria com a Prefeitura da cidade, a Casa da Literatura. Como resultado de uma chamada pública, com inscrições para autores, editores, artistas e demais envolvidos no universo do livro, foram produzidas 52 horas de programação. Houve 45 lançamentos e relançamentos de livros, seis apresentações musicais, cinco saraus, várias intervenções artísticas e o Fórum Euclides da Cunha, uma parceria da Funarj, UFRJ e UERJ.
A Tecnologia, Inovação e Economia Criativa ainda têm um importante espaço na Secretaria Estadual de Cultura. Um exemplo foi a Game XP, maior gamepark do mundo que, através da nova Lei de Incentivo à Cultura, arrecadou R$ 4,7 milhões via Oi e R$ 750 mil pela Ambev. Um estudo da Fundação Getúlio Vargas apontou que foram gerados 10 mil empregos com o evento, um impacto econômico para a cidade de R$ 82,3 milhões.
Em Vigário Geral foi inaugurado o AfroGames, primeiro centro de formação e treinamento em jogos eletrônicos localizado numa comunidade, iniciativa inédita no mundo. Com o patrocínio de R$ 500 mil pela Oi, via Lei de Incentivo à Cultura, a escola vai qualificar 100 alunos com cursos de programação para games, produção para música de jogos eletrônicos e aulas de inglês.
O Festival Multiplicidade, com patrocínio de R$ 550 mil via Oi, une imagem e música e em 2019, comemorou 15 anos com uma programação só de artistas nacionais. Em sua trajetória, o Multiplicidade reuniu 800 artistas de 25 países, público presencial de mais de 120 mil pessoas e virtual de 12 milhões.
O ArtRio 2019 – parte integrante do calendário oficial de eventos da cidade do Rio de Janeiro, em sua nona edição, recebeu o patrocínio de R$ 330 mil via Osklen. Grupos de colecionadores e curadores brasileiros e internacionais estiveram no evento, que contou com a participação de 80 galerias de arte e firmou-se como uma grande plataforma de arte.
Mostra de Cinema Favela Criativa – a Assessoria de Cultura e Sociedade promoveu a estreia, dia 25 de junho, no Cine Odeon, da Mostra de Cinema Favela Criativa, com a exibição de produtos audiovisuais resultantes de editais de chamadas públicas fomentadas pelo Programa Territórios Culturais/ Favela Criativa. Além do conteúdo exibido na estreia (3 curtas, 1 entrevista e 2 webséries), mais 14 filmes entraram em cartaz em salas, cinemas, cineclubes, centro culturais e praças de 16 municípios das 10 regiões do estado, durante o mês de julho.
Espaços culturais também contam com o apoio da Secretaria. O Theatro Municipal, uma das mais importantes casas de espetáculos da América Latina, manteve sua programação normalizada. O patrocínio da Petrobras no valor de R$ 3 milhões, permitiu a realização de oito espetáculos até o fim de 2020.
Ações do Museu da Imagem e do Som (MIS) nas sedes da Lapa e Praça XV – Documenta-se Cineclube – relançamento de um espaço que funciona como cineclube, com exibição gratuita de pelos menos um filme por mês, no auditório da Praça XV.
Já o Programa Juntos pela Leitura, da Superintendência de Leitura e Conhecimento, engloba ações como a Libertação de Livros, com doações de livros num local pré-determinado, paralelamente à contação de histórias e performances. Além disso, em parceria com a sociedade civil e o Governo, a secretaria inaugurou espaços de leitura, que têm administração de terceiros. O compromisso da secretaria, no caso, é a doação de um acervo mínimo, de 100 a 200 livros, e a orientação para ações de incentivo à leitura. Nesse esquema, a SECEC e o RioSolidário inauguraram uma minibiblioteca no Morro de São João e três outras em unidades do Degase (Departamento Geral de Ações Socioeducativas).
O Programa RJ Criativo está em franca expansão. Destinado a dar suporte a empreendedores, atua na formação e difunde produtos e serviços. A atividade de capacitação, chamada de incubação, ajudou a estruturar e colocar no mercado 33 empresas entre 2012 e 2017, que juntas geraram faturamento de R$ 15 milhões durante o período de incubação. No momento, há 14 startups incubadas e um novo edital para seleção de empreendedores será divulgado até o fim do ano.
Além disso, o RJ Criativo organiza caravanas para levar qualificação a cidades do interior e outras mais afastadas da capital. Ano passado, foram 13 caravanas gratuitas, que atingiram mais de 5 mil pessoas. Este ano, as caravanas aportaram em Mangaratiba, Paraíba do Sul, Nova Iguaçu, Itaperuna, Volta Redonda e Duque de Caxias. Também está em curso a implantação do programa Lab.RJ, que prevê a customização, para cada região do Estado do Rio de Janeiro, do conceito e estrutura do RJ Criativo. Até o fim deste ano, o Norte Fluminense e a Baixada Fluminense vão receber duas unidades desse projeto.
Na área do audiovisual, depois de oito anos fechado, voltou a funcionar o escritório da Rio Office Film Commission, para facilitar a logística de filmagens e gravações em território fluminense e promover o estado, internacionalmente, como um cenário privilegiado para filmagens, fomentando a indústria do audiovisual.