fbpx

Concerto faz homenagem aos 200 anos da Independência do México no Palácio Guanabara

Com apoio da Sececrj, Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca apresentará repertório que homenageia país latino-americano nesta quarta (15), às 19h


Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca vai fará apresentação na cerimônia

A Independência do México está completando 200 anos e a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa se juntou às comemorações dessa data histórica. Nesta quarta-feira (15),  será realizado um concerto no Palácio Guanabara, em Laranjeiras, para a celebração da conquista do povo mexicano. A apresentação musical, promovida também pelo Consulado Geral do México no Rio de Janeiro e o Instituto Brasileiro de Música e Educação (IBME), contará com músicos da Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca e será regida pelo maestro Ariel Hinojosa.

O regente é diretor do Programa das Orquestras Sinfônicas Juvenis da Cidade do México e trouxe repertório composto por músicas de diversos períodos da história do país latino-americano. A OSJC é formada por estudantes de escolas públicas do Rio.

O concerto “Dia da Independência do México” está marcado para as 19h e será transmitido pelo canal youtube.com/orquestranasescolas. Também participam do “Dia da Independência do México”, para entoar o Hino Nacional Mexicano e Brasileiro, o Coro Laboratório Juvenil do Rio de Janeiro, com regência de André Amaral, bem como os alunos da Escola Intercultural México Brasil, localizada no município de São Gonçalo.

Foi em 1821 que a população mexicana concretizou sua autonomia formal do domínio espanhol, mas o início desta libertação aconteceu a partir do Grito de Dolores, no dia 16 de setembro de 1810, ocasião em que o padre Miguel Hidalgo y Costilla proclamou a Independência do México. Desde então, no dia de 16 de setembro o país cobre-se de bandeiras, e suas ruas são tomadas por grandes desfiles, apresentações, comidas, danças e músicas típicas.

A efetiva independência do México ocorreu há 200 anos, com a assinatura do Tratado de Córdoba em 1821, mas o Grito de Dolores no dia 16 de setembro é um marco que se transformou em celebração para o povo mexicano.

Com importância fundamental para toda a América Latina, México e Brasil representam riquezas culturais genuínas, com populações calorosas, hospitaleiras e acolhedoras. 

“Brasileiros e mexicanos são povos irmãos e semelhantes em muitos aspectos, culturais e históricos. Também estamos perto de celebrar os 200 anos de nossa Independência e por isso estamos acolhendo essa celebração na sede do Governo do Estado, como uma manifestação de nosso apreço por esse país de uma vasta riqueza cultural”, afirma a secretária Danielle Barros.