Professor e pesquisador pretende pautar gestão pela transparência e participação social
O professor e pesquisador Cláudio Elias da Silva assume a partir de hoje a Diretoria do Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa. O novo diretor exerceu até dezembro de 2020 o cargo de presidente da MultiRio (Empresa Municipal de Multimeios), onde implementou diversas ações com o objetivo de promover o ensino remoto durante a pandemia, além de criar o programa MultiRio Para Todos, estabelecendo parcerias com diversos municípios e entidades públicas.
Cláudio Elias, que já comandou a Secretaria Municipal de Educação de São João de Meriti (2005-2008), é professor associado da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e tem sólida carreira acadêmica, sendo Doutor em Geofísica pelo Observatório Nacional, com doutorado sanduíche no Centro de Pesquisas Espaciais Goddard Space Flight Center da NASA, nos Estados Unidos.
À frente do Inepac, Cláudio Elias pretende adotar políticas para o reconhecimento e valorização do Patrimônio Material e Imaterial do Estado do Rio e implementar medidas de valorização do Corpo Técnico do órgão. O professor buscará pautar sua gestão também pelo foco em bons resultados, transparência e participação social.
“Precisamos aprender a lição de alguns países que não só valorizam o patrimônio histórico como tiram aproveitamento econômico dele. É um esforço que precisamos fazer em conjunto com todo o corpo técnico do Inepac e através de parcerias, principalmente com as universidades, para valorizar as riquezas do nosso estado”, afirma Cláudio Elias.