fbpx

“Cinema da Cidade” em São Fidélis e Bom Jardim 


A secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (Sececrj), Danielle Barros, esteve em Bom Jardim e São Fidélis nesta semana para acompanhar o processo de instalação do complexo de exibição de filmes do programa “Cinema da Cidade”. Os dois municípios serão beneficiados ao lado de Miracema, São Pedro da Aldeia e Cordeiro. O projeto é idealizado pela Secerj e Ancine e terá investimento total de mais de R$ 18,750 milhões, dividido entre os Governos Federal e Estadual. A verba já estava liberada antes do início da pandemia do novo coronavírus. 

Localizado no Norte Fluminense, São Fidélis tem 38.669 habitantes (segundo o IBGE) e voltará a ter cinema depois de décadas. O terreno fica na área central, com fácil acesso. Já Bom Jardim, na Região Serrana, tem 39.184 habitantes e já conta com um cinema histórico, para 300 pessoas, que será reformado. Nos dois casos, o processo de licitação será publicado no Diário Oficial do Estado nos próximos dias.

– Quando falamos que a cultura é para todos é pensando em cada município do estado. O Cinema na Cidade é um dos projetos que estamos executando pensando na democratização do acesso à cultura. Estive no terreno onde o projeto será executado em São Fidélis, no Norte Fluminense e vamos levar para a cidade um cinema depois de três décadas. Também visitei o local onde será realizado o projeto em Bom Jardim, que tem uma temática diferente, recuperando um cinema histórico do município. É a preservação da cultura local, transformando em um ambiente moderno com um complexo cinematográfico que gera emprego e fomenta arte – disse Danielle Barros. 

Em junho, as obras em Cordeiro foram retomadas pela empresa responsável. Uma equipe da Sececrj vistoriou o serviço, que está com mais de 30% executado e segue todas as medidas de saúde necessárias no período de pandemia da Covid-19. Pelo andamento do trabalho, a previsão é esteja com 50% concluído nos próximos 60 dias.

Projeto no estado do Rio

O Cinema da Cidade  – que integra o Programa Cinema Perto de Você – vai levar complexos de exibição de filmes em municípios de pequeno e médio porte (entre 20 mil e 100 mil habitantes) que não contam com salas de cinema comerciais. Cada complexo exibidor terá duas salas com capacidade total para 168 lugares – em Bom Jardim, já existe uma sala para 300 pessoas. Com isso, o setor audiovisual também vai movimentar a economia local com previsão da geração de pelo menos 300 empregos diretos e indiretos, com uma plateia de 80 mil espectadores por ano.