Projeto planeja atender 5 mil pessoas em 10 meses
A Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (Sececrj) lançou, nesta quinta-feira (10), o programa Centro de Referência do Artesanato da Baixada. A apresentação do projeto aconteceu na Biblioteca Parque Estadual, no Centro, e contou com a participação dos secretários de cultura dos municípios que compõem a Baixada Fluminense. A inauguração do espaço ocorre neste sábado (12), no Shopping ELA, em Duque de Caxias.
O Centro de Referência vai funcionar como a casa do artesão na Baixada, oferecendo capacitação em diversas técnicas de artesanato, gratuitamente, e contribuindo para a geração de renda familiar para a população daquela região.
“Percebemos a necessidade de colocar o artesanato no lugar que ele merece. Esse projeto vai trazer melhores condições de trabalho e financeira, possibilitando que os alunos aprendam o empreendedorismo para estarem envolvidos na sociedade. O artesanato não é só renda. Ele é hobby, é arte, ele cura as pessoas”, destaca Cláudia Viana, Subsecretária da Escola da Cultura, setor da Sececrj que contribui para a execução do Centro de Referência.
A princípio, o projeto acontecerá durante 10 meses, realizando aulas técnicas de segunda a sexta-feira, nos horários da manhã e à tarde. Aos sábados, o foco será para atender crianças de 8 a 13 anos, com aulas pela manhã. As oficinas abordam segmentos como pintura em tecido, modelagem de biscuit, tricô, crochê e reciclagem.
“A Baixada Fluminense é um grande celeiro do artesanato no estado, então, implementar o Centro de Referência vai atender essa demanda. A perspectiva é de fazer 5 mil atendimentos neste projeto, em 10 meses”, explica Roberto Santos, diretor de marketing da empresa Caçula, uma das patrocinadoras do projeto.
De acordo com a Secretária de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, Danielle Barros, cada região manifesta o artesanato de forma diferente. Por este motivo, a intenção é usar o Centro de Referência em Duque de Caxias como projeto piloto e, aos poucos, seguir expandindo para outras regiões do estado.
“O artesanato é muito rico no Rio de Janeiro, é diverso, plural. É um mercado que oferece muitas oportunidades, mas exige capacitação. Então, estamos aqui, enquanto Estado, para incentivar projetos como este, que abram portas e garantam a geração de renda para o povo fluminense”, ressalta Danielle Barros.
Representante do legislativo federal, o deputado Áureo Ribeiro esteve presente ao evento e comemorou a criação do Centro de Referência do Artesanato da Baixada.
“Estamos vivendo um momento em que o Brasil precisa de união. E podemos ver no artesanato do Rio de Janeiro a possibilidade de alavancar, gerar renda e oportunidades para as pessoas. É mais do que artesanato, é dignidade, é a possibilidade de poder prover o seu sustento. Temos muito a avançar ainda, mas acredito que hoje demos um grande passo”, completa Áureo Ribeiro.
O Centro de Referência vai atender os 13 municípios da Baixada Fluminense: Duque de Caxias, Belford Roxo, Nova Iguaçu, Itaguaí, Japeri, Magé, Guapimirim, Mesquita, Nilópolis, Paracambi, São João de Meriti, Queimados e Seropédica.
O projeto é apresentado pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, realização da Sagre, patrocínio da Caçula, parceria da Associação de Artesãos do Rio de Todos e apoio do Shopping ELA.
As inscrições para participar das oficinas estão abertas até o dia 5 de março e podem ser realizadas pela internet. As aulas começam na próxima segunda-feira (14).
Período de inscrição: 10/02 a 05/03
Idade: a partir de 8 anos
Exigência: ser morador de um dos municípios da Baixada Fluminense
Site para inscrição: www.artesanatonabaixada.com.br
Endereço: Shopping ELA – Avenida Presidente Kennedy, 1777, Centro, Duque de Caxias