Na sala Rio 40º será exibido, em sessão gratuita, o filme ‘Vende-se esta moto
Como atração do projeto “Cineclube Rio das Telas”, a Casa França-Brasil, centro cultural vinculado à Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, exibirá, nesta sexta-feira, dia 20, às 17 horas, o filme “Vende-se Esta Moto”, do diretor Marcus Faustini.
O projeto cinematográfico foi desenvolvido pela Superintendência de Audiovisual da Secretaria, com o objetivo de expandir suas ações no âmbito do cineclubismo, onde funciona o espaço montado especialmente para a exibição de filmes e vídeos, a Sala Rio 40°.
Esse espaço dentro da Casa França-Brasil foi criado em homenagem a uma fase estrutural da produção cinematográfica brasileira, o chamado Cinema Novo, e batizado com o título de um filme do cineasta Nelson Pereira dos Santos, também como forma de celebração ao grande mestre das telas.
Através da parceria firmada com diretores e produtores do audiovisual e com as escolas e cursos de cinema, incluindo a Escola Darcy Ribeiro, é na sala Rio 40° que os realizadores do projeto vão fazer a exibição de filmes.
Haverá debates após as projeções, como contrapartida natural pela difusão da cultura do audiovisual, de forma a incentivar paralelamente a formação de público e a experiência estética do cinema.
Os filmes nacionais serão apresentados sempre às sextas-feiras, no horário das 17h, nesta ordem:
Dia 20/09
Filme:“Vende-se Esta Moto”
Direção: Marcus Faustini
Classificação: 12 anos
Dia 25/10
Filme:“Bandeira de Retalhos”
Direção: Sérgio Ricardo
Classificação: livre
Dia 29/11
Filme: “A Batalha do Passinho”
Direção: Emílio Domingos
Classificação: 10 anos
Dia 13/12
Filme: “Deixa na Régua”
Direção: Emílio Domingos
Classificação: 14 anos