A Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio (Sececrj) e a Casa França-Brasil apresentam a série de lives “Os Centenários”, que contará as histórias de quatro personagens brasileiros que completariam 100 anos em 2020. O encontro será toda quarta-feira, às 19h, nas páginas do Youtube e Facebook da Sececrj. A estreia será sobre o escritor João Cabral de Mello Neto, nesta quarta-feira (18). Nas semanas seguintes, os homenageados serão Clarice Lispector, Celso Furtado e Florestan Fernandes.
– A Casa França-Brasil é um dos pilares da história do estado do Rio e do Brasil, até mesmo com reconhecimento internacional. Por isso, ainda em um período de Covid-19, vamos saborear esse viés cultural com as lives em homenagem a essas personalidades culturais do nosso país – disse a secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio, Danielle Barros.
A live de estreia terá apresentação da diretora da Casa França-Brasil, Helena Severo, os debatedores Antônio Carlos Secchin (ABL) e Eucanãa Ferraz (UFRJ), com mediação de Marcos Azambuja.
Nascido em Recife, João Cabral de Mello Neto completaria 100 anos em 2020. Ele foi poeta, escritor e diplomata brasileiro. Uma das suas principais obras foi “Morte e Vida Severina”. Seu talento é reconhecido no exterior, tendo seus livros traduzidos para diversas línguas (alemão, espanhol, inglês, italiano, francês e holandês). Teria completado 100 anos no último 9 de janeiro.
– A série de lives será uma excelente oportunidade de lançar luz sobre a vida e a obra destes quatro brasileiros que, em suas respectivas áreas de atuação, iluminaram o século XX – observa Helena Severo, que está preparando a bicentenária Casa França-Brasil para ser reaberta ao público no próximo ano com uma programação variada, que atenda as diversificadas faixas de cultura contemporânea.
18/11 – João Cabral de Mello Neto
Debatedores: Antônio Carlos Secchin (ABL) e Eucanãa Ferraz (UFRJ)
Mediador: Marcos Azambuja
25/11 – Clarice Lispector
Debatedores: Nádia Batella Gotlib (USP) e Yudith Rosenbaum (USP)
Mediador: Marcos Azambuja
02/12 – Celso Furtado
Debatedores: Rosa Freire d’Aguiar (Fundação Celso Furtado) e Edmar Bacha
09/12 – Florestan Fernandes
Debatedores: Fernando Henrique Cardoso (ex-presidente da República e professor da USP) e José Souza Martins (USP)p