fbpx

Casa da Literatura, sucesso na Bienal, participa da Primavera Literária

De quinta-feira a domingo, a SECEC marca presença no Museu da República


A Casa da Literatura e Economia Criativa, que tanto sucesso fez na Flip e na Bienal, repete sua agenda cultural intensa desta quinta até domingo (03 a 06/10), na Primavera Literária Rio 2019. Iniciativa da SECEC e desenvolvida pelo RJ Criativo, a Casa da Literatura funcionará nos quatro dias do evento, nos jardins do Museu da República (Rua do Catete, 153).

A Liga Brasileira de Editoras (LIBRE) organiza desde 2002 o evento, que além de promover uma tradicional feira de livros, realiza um movimento de resistência de editoras independentes, num trabalho cooperativo que visa o fortalecimento dos negócios, do mercado editorial e da bibliodiversidade. Na edição de 2018, a Primavera Literária recebeu em torno de 10 mil pessoas e ofereceu quase 100 atrações culturais diversificadas gratuitas.

Nesta edição, o tema geral escolhido foi “Belém-Pará/Amazônia”. A Casa da Literatura e Economia Criativa reunirá, no seu espaço público, debates, painéis, oficinas, contação de histórias, saraus, libertação de livros e outras ações de estímulo à leitura e valorização da diversidade cultural do estado do Rio de Janeiro.

Consulte, abaixo, a programação da Casa da Literatura e Economia Criativa e venha participar deste evento imperdível para todas as faixas etárias:

Dia 3 de outubro – quinta-feira

10h às 11h – Contação de histórias com Cintia Rodrigues

11h às 12h – Contação de histórias com Raphael Moreira

15h às 16h – Sarau “Histórias de quinta”

16h às 17h – Debate sobre “Inclusão e Diversidade na Literatura”, com Maria Clara Migowski Pinto Barbosa (presidente da ACADIM), a juíza federal Claudia Valéria de Mello e Janilce Magalhães

17h às 18h – Painel “Campanhas de financiamento coletivo para lançamento de livros e produtos” com Allan Victor (Benfeitoria)

Dia 4 de outubro – sexta-feira

11h às 12h – Painel “O uso da literatura e gamificação em projetos pedagógicos e de arte-educação” com Claudia Lima (Piraporiando)

12h às 13h – Cordel literário com Edimilson Santini (Cia Teatro em Cordel)

13h às 14h – Contação de histórias com Leina Gardini

14h às 15h – Debate “A importância das histórias em quadrinhos como ferramenta de ensino” com Agata Desmond (Gibiteca) e José Carlos Madureira Siqueira (Colégio Estadual Infante Dom Henrique).

15h às 16h – Painel “Biblioteca escolar como espaço de mediação e leitura”, com Lúcia Fidalgo e Gabriel Anart

16h às 17h – Painel “Literatura e Economia Criativa” com Robson Melo (Estante Mágica), Gledson Vinicius (Poeme-se) e Pedro Gerolimich (SLC/SECEC).

17h às 18h – Sarau “Rio de histórias”

18h às 20h – Mesa-redonda “ Sete escritores em torno da mesa – a voz individual numa escrita compartilhada”, com Alexandre Brandão, Cristina Zarur, Marilena Moraes, Míriam Mambrini, Nilma Lacerda, Sônia Peçanha e Vânia Osório

5 de outubro – sábado

10h às 11h – Contação de histórias com Karina Queiroz (Brinque Ler)

11h às 12h – Contação de histórias com Aline Rochedo Pachamama (Editora Pachamama)

12h às 13h – Debate “A escola e as relações étnicas e culturais nas práticas do ensino da literatura”, com Patrícia Nogueira

13h às 14h – Encontro poético das Sarauzeiras Oníricas com Mary Onírica, Lindacy Fidelis Menezes e Yolanda Soares

14h às 15h – Contação de histórias com Roberta Pauletich

16h às 17h – Painel “Desenvolvimento de projetos e roteiros para o audiovisual” com Emílio Domingos e Tatiana Bacal (Osmose Filmes)

17h às 18h – Oficina “Meu primeiro livro” com Vanessa Daya (Ler e Saber na Comunidade)

18h às 19h – Sarau Amazônico

6 de outubro – domingo

10h às 11h – Contação de histórias com Luciana Tenório

11h às 12h – Painel “Crianças Criativas” com Lúcia Lino, Maria Eduarda Lemos Macieira, Elis Soares, Matheus C. Moreira, João Cesar Braga e Eduarda e Helena Ferreira

12h às 13h – Oficina “Bonecas Abayomi” com Simone Dias

13h às 14h – Painel “A produção da literatura por autores independentes e da Baixada Fluminense” com Isabelle Reis, Dresa Guerra, Felipe Saraiça, Marlon Souza e Felipe Santos

14h às 15h – Painel “Saguairu – uma lição de respeito à vida” com Júlio Emílio Braz

15h às 16h – Oficina “Coloque sua historinha no livro” com Duda Macieira

16h às 17h – Contação de histórias com Paulo Ballado

17h às 18h – Contação de histórias com Igor Gonçalves