fbpx

Caminhos de Formação: Cultura do Estado promove formação inédita para conselheiros

Programa “Caminhos de Formação” visa capacitar e fortalecer o diálogo entre poder público e sociedade civil.


A Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (SececRJ), por meio da Escola Estadual de Cultura RJ, lança nesta terça-feira (30/9) o programa “Caminhos de Formação – Conselho Estadual de Políticas Culturais (CEPC-RJ)”. A iniciativa, inédita no estado, oferecerá formação continuada e especializada para os 64 conselheiros estaduais de cultura, entre titulares e suplentes, representantes do poder público e da sociedade civil.

O projeto nasce da necessidade de consolidar e fortalecer o papel estratégico do Conselho Estadual de Políticas Culturais, ampliando a capacidade de atuação de seus membros na formulação, monitoramento e avaliação das políticas públicas de cultura no estado.

– Ao investir na capacitação dos conselheiros, estamos fortalecendo a gestão cultural de forma participativa. Temos  vivenciado um momento em que o conselho tem ganhado cada vez mais espaço dentro da gestão, trilhando juntos essa caminhada  a favor da cultura, na base do diálogo e da escuta – destaca a Secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, Danielle Barros.

Alinhada aos objetivos do Programa Nacional Aldir Blanc de Formação em Gestão Pública de Cultura, a ação propõe desenvolver competências críticas, práticas e estratégicas para atuação no controle social e na proposição de políticas culturais, além de fomentar o diálogo construtivo entre governo e sociedade civil.

Caminhos de Formação

O curso será realizado em modelo híbrido, composto por três encontros, sendo os dois primeiros online e o último, presencial. As datas definidas são 30 de setembro, 7 e 14 de outubro, sempre às 14h. A formação será conduzida pelo Laboratório de Estudos em Cultura, Educação, Memória e Arte (LABCEMA), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Humanidades, Culturas e Artes da UNIGRANRIO, em parceria com a SececRJ.

Sobre o Conselho

O CEPC-RJ é um órgão deliberativo, parte integrante do Sistema Estadual de Cultura, e vinculado à Secretaria de Estado de Cultura e Economia do Rio de Janeiro (Sececrj). Tem como principal função discutir e elaborar políticas públicas na área da cultura. Os conselheiros são divididos por cadeiras e representam as áreas da Literatura, Artes Cênicas, Artes Visuais, Audiovisual, Cultura Popular e Música e, também, as dez regiões do estado.

O mandato da mesa diretora tem duração de um ano, respeitando o princípio da garantia de revezamento na presidência entre as partes. O mandato total dos conselheiros é de dois anos e o sistema funciona por composição partidária, formado por 16 membros da sociedade civil e 16 representantes do poder público. Cada representante também conta com seu respectivo suplente, em caso de necessidade.