fbpx

MIS-RJ abre alas para o Cacique de Ramos passar

Termo de intenção visa promover intercâmbio de acervos


O tom alegre e festivo tomou conta da primeira reunião entre o Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro (MIS-RJ), sede Lapa, e o Grêmio Recreativo Cacique de Ramos. De um lado, a instituição museológica que preserva e salvaguarda a cultura brasileira há 56 anos; do outro, o Bloco fundado pelo Mestre Bira Presidente, referência do carnaval carioca há 61 anos. Juntos, celebraram em fevereiro, um protocolo de intenções que tem por objetivo promover e realizar ações integradas de projetos e programas que desenvolvam a arte e a cultura do Rio de Janeiro.

“Em cada esquina desse país, em cada bar, palco e nos fundos dos quintais, cada roda de samba tem um pouco do Cacique de Ramos. E esta memória está preservada aqui no Museu por meio dos discos, depoimentos para a posteridade, fotos, partituras, objetos e documentos textuais, informações preciosas sobre o samba e sobre a maior festa popular do mundo, o carnaval. Tudo à disposição do Cacique”, afirmou o Presidente do MIS-RJ, Cesar Miranda Ribeiro.

Presidente do MIS-RJ, Cesar Miranda Ribeiro, durante a reunião / Foto: Anagélica Rodrigues

As ações visam estabelecer empréstimo e trânsito de acervo entre o Centro de Memória do Grêmio Recreativo Cacique de Ramos e a Fundação Museu da Imagem e do Som, seguindo as normas de proteção estabelecidas pelas instituições; e a participação do Bloco Cacique de Ramos no Programa Frequência MIS.

“As emoções ficam afloradas quando falamos do Cacique de Ramos. Esta iniciativa vai dar mais visibilidade a um segmento que é a cara do Rio de Janeiro e do povo fluminense: o samba. Através deste acordo de contribuição, as duas instituições vão contribuir e se beneficiar mutuamente”, explicou a Secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, Danielle Barros.

Para Bira Presidente, porta-voz do Bloco Cacique de Ramos, respeito, gratidão e amizade nortearam o encontro.

“Eu devo muito ao MIS, e não é só por hoje, não. Sempre tive portas abertas aqui. Adoraria, em forma de gratidão e por entender a potência deste lugar, ter uma ala do MIS no nosso Bloco”, ressaltou Bira.

Bira Presidente durante a reunião / Foto: Anagélica Rodrigues

A primeira reunião para celebração do acordo aconteceu entre o presidente do MIS, Cesar Miranda Ribeiro; a coordenadora do setor de Memória Institucional do MIS, Aline Soares; o líder do grupo, Bira Presidente; o gestor do Cacique, Márcio Nascimento; o vice-presidente, Walter Pereira; e o historiador Walter Pereira Jr. O termo de parceria deve ser assinado ainda neste mês.