Espaço democratiza o acesso à cultura audiovisual através de sessões de filmes gratuitas
Próximo ao horário de abertura da Biblioteca Parque Estadual já é possível ver, diariamente, moradores de rua fazendo fila na porta da Biblioteca-Parque Estadual, no Centro do Rio de Janeiro, para assistir a filmes das “sessões de cinema” disponibilizadas pelo equipamento da SECEC.
A Biblioteca Parque realiza sessões de filmes gratuitas para o público, e cada visitante tem direito de assistir a um filme por dia, nas várias cabines disponíveis.
Qualquer cidadão carioca pode fazer uso desses serviços, bastando ser cadastrado. De posse da carteirinha, é só escolher o filme desejado, dentre dois mil títulos de opções, fruto de doações, e pegar o seu lugar nas cabines.
Segundo a administração da Biblioteca, o gênero mais disputado pelos moradores de rua são os filmes de ação. Muitos aproveitam também para fazerem uma leitura dos livros disponíveis no local.
Para a SECEC, é de extrema importância promover conhecimento, lazer e cultura para o público, principalmente para aqueles que não têm muitas oportunidades. As democráticas sessões de cinema da BPE proporcionam esse tipo de integração e diversão para toda a população, uma das várias missões da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro.