Evento é gratuito e vai premiar os melhores curtas-metragens produzidos por jovens a partir dos 18 anos
Por SECEC-RJ em 25/10/2019
A primeira edição do Festival Rio 40º vai marcar mais um importante passo que a Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa está dando no fomento às diversas manifestações culturais em todo o Estado do Rio de Janeiro. De norte a sul fluminense, o incentivo à produção cultural vem sendo latente e uma das principais características tem sido o foco na juventude.
Prova disto é que, de 26 a 28 de novembro, a Biblioteca Parque Estadual será o centro de conexão entre os segmentos mercadológicos da indústria audiovisual e os universitários que queiram inscrever e exibir seus curtas no Festival Rio 40º.
Mais do que uma mostra audiovisual universitária pensada pela SUPAV, o evento oferecerá oportunidades de aprendizado aos futuros profissionais do ramo com master classes, palestras e painéis realizados em parceria com o Sebrae e as universidades do Estado.
Entre os profissionais, nomes como o de Conceição Cruz Diniz (Superintendente da Lei de Incentivo) e Rafael Lazarini (Live Nation Entertainment), estarão prontos a orientar os interessados em saber mais sobre os recursos para este tipo de produção.
O papel das mulheres no mercado audiovisual, a produção executiva e o mercado de games & sports também serão alvo de debates dentro do evento que tem entrada gratuita. A plataforma de crowfunding também é tema a ser exibido em um dos painéis.
O melhor curta receberá o troféu Nelson Pereira dos Santos, quem inspirou o nome do evento por conta do filme homônimo. Ao fim de cada noite do Festival, um agradável happy hour com música ao vivo marca as atividades do dia.