Biblioteca Parque Estadual sedia 21ª edição do Salão FNLIJ, com apoio da SECEC

Secretário Ruan Lira participa do 2º dia do evento literário infantil, que acontece até o dia 31 de outubro

A 21ª edição do Salão FNLIJ, único evento de literatura do país voltado especialmente para o público infantil e juvenil, com o objetivo de contribuir, efetivamente, para a formação leitora desse público, acontece, este ano, em outubro – mês da criança, da leitura, do professor e do livro, em novo local. Será na Biblioteca Parque Estadual, situada na Avenida Presidente Vargas, 1261, no Centro do Rio de Janeiro.

Com uma seleção cuidadosa de títulos, uma programação de bate-papos com autores e as performances de ilustradores, o Salão recebe todos os anos um público desejoso de uma programação em que a cultura escrita, a prática da leitura e o uso coletivo dos livros estejam presentes.

Para realização da 21º edição, o Salão FNLIJ conta com decisivas e importantes parcerias. A Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, presente no evento desde a primeira edição, a nova parceria com a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, oferecendo espaço para o evento na Biblioteca Parque Estadual, e o apoio do Itaú Cultural.

Além dos citados acima, as empresas Arco Arquitetura e Produções, Cintia Pereira Produção e Cultura e Estúdio Versaletesomadas à presença de 31 editoras, possibilitam que o Salão FNLIJ inicie sua terceira década como evento literário para crianças e jovens.

Para os adultos, o Salão FNLIJ proporciona momentos de informação, discussão e reflexão sobre literatura infantil e juvenil, leitura e biblioteca no Seminário FNLIJ BCQ e nos Encontros Paralelos.

O 21º Salão FNLIJ segue com a tradição, que vem desde o 1º Salão, de presentear toda criança e jovem com um livro!

Programação

Os escritores e ilustradores de nossa literatura infantojuvenil marcam presença na programação para apresentar o melhor da produção editorial do segmento.

Entre os autores que se reunirão para um bate-papo com a garotada estão Luciana Sandroni, Luciana Savaget, Miriam Leitão, Nelson Cruz e muitos outros.

Comemorando os 50 anos de sua carreira, Ana Maria Machado brindará seu público com um bate-papo seguido de sessão de autógrafos, no domingo, dia 27, às 15 horas, além de estar presente, no dia 30, às 11h, no Seminário FNLIJ BCQ.

Os lançamentos de livros contarão com a presença dos autores e o Espaço do Ilustrador vai apresentar as performances de artistas como Marcelo Pimentel, Lucia Hiratsuka e Anielizabeth, entre outros.

21º Seminário FNLIJ Bartolomeu Campos de Queirós

28, 29 e 30 de outubro de 2019 no auditório da Biblioteca Parque Estadual das 9hs às 17hs.

A presença/ausência da LIJ na Formação dos Professores

“… Depois, cheguei a uma conclusão: Quem sabe as coisas faz livro didático e quem não sabe faz literatura. Se você tem uma coisa a afirmar, você não tem que fazer literatura. Literatura é uma conversa sobre as dúvidas. É uma conversa sobre as delicadezas, sobre as faltas. Não é uma conversa crua como desejam as ciências exatas. A literatura é mais delicada. Ela trabalha com a dúvida, com as incertezas, com as inseguranças, com as faltas, que são coisas que nos unem.” Bartolomeu Campos de Queirós ( professor e escritor 1944 – 2012)

O espaço para reflexão em torno da Literatura Infantil e Juvenil, leitura e biblioteca vai acontecer no Auditório Darcy Ribeiro, da Biblioteca Parque Estadual, para inscritos pelo e-mail seminario@fnlij.org.br.

O primeiro dia será dedicado a reflexões e práticas com a presença de professores universitários e do Ensino Fundamental, além de representantes ligados a projetos fora da escola.

O segundo dia será dedicado ao 16º Encontro de Escritores Indígenas, e no dia 30, terceiro dia do Seminário, haverá apresentação comentada das obras vencedoras do Prêmio FNLIJ 2019/Produção 2018, conversa sobre Tradução e Adaptação de Clássicos Juvenis, 50 anos das obras de Ana Maria Machado, com a presença da autora, e palestras sobre Biblioteca da Escola.

Confira a programação completa do 21º Salão FNLIJ do Livro.

Encontros Paralelos

Os “Encontros Paralelos” ocorrerão nos dias 24 a 27 e 31/10.

Confirmada a presença de honrosos convidados como o ilustrador premiado Rui de Oliveira, falando sobre o processo de ilustração em contos de fadas e narrativas tradicionais como “A Bela Adormecida”.

Autores de livros premiados neste ano conversam sobre o processo de criação de suas obras, entre outros temas e convidados.

A autora Ana Maria Machado participará de um bate-papo seguido de sessão de autógrafos em comemoração aos seus 50 anos de carreira.

A entrada é gratuita e não necessita de inscrição.