Comemorando o mês das mães e aproveitando a época para também relembrar a Abolição da Escravatura, que é celebrada no dia 13/05, a Biblioteca Parque da Rocinha promove, nas próximas semanas, diversas atividades com temática afro. O evento contará com exibição de filmes infantis, palestras, rodas de conversa, exposição, sarau e um grande baile charme que encerrará o evento no dia 25.
A cultura e a ancestralidade africana serão celebradas por diversos movimentos e artistas afro-brasileiros da Rocinha. Para o Superintendente de Leitura e Conhecimento da Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa (SECEC), Pedro Gerolimich, “é fundamental que os movimentos culturais ocupem o espaço da biblioteca e contribuam para a disseminação do conhecimento histórico”.
Na programação também estão previstas apresentações de samba, hip-hop, jongo, makulêlê, maracatu, slam (“batalhas” de poesia), desfile de moda afro, performance do movimento congolês da SAPE (Sociedade dos Ambianceurs e Pessoas Elegantes), capoeira e dramatização da lenda mandinga de Soundjata Keïta, além de oficina de turbantes e tranças.
Programação:
16/05 – Apresentação do filme infantil “Kirikou” na BPE
Horário: 14h
Dia 17/05 – Libertação de livros na saída do Metrô São Conrado
Horário: 15h
Dia 21/05 – Filme e palestra com o cineasta Clementino Júnior e Sarau Letras da Favela, com Joilson Pinheiro.
Horário: 17h às 21h
Dia 23/05 – Apresentação do filme “Aya de Yopougon”
Horário: 14h
Dia 24/05 – Roda de conversa com o cineasta e diretor teatral Reinaldo Santana
Horário: 18h
Dia 25/05 – Confraternização em celebração ao Dia Internacional da África, com roda de capoeira, makulelê, maracatu, roda de samba, roda de jongo, desfile de moda afro e apresentação da cultura angolana la Sapeur e encerramento com um grande baile charme, com a presença confirmada do DJ Marcão e convidados.