fbpx

Acordo para possíveis produções une a Sececrj, Consulado Italiano e Instituto Italiano de Cultura


Brasil e Itália ligados pela cultura em pleno Rio de Janeiro. Com esse objetivo, a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio (Sececrj) assinou um protocolo de intenções para futuras colaborações de projetos com o Consulado Geral da Itália no Rio e o Instituto Italiano de Cultura do Rio, nesta quinta-feira (26), para a valorização da cultura dos países. O compromisso foi firmado durante a V Settimana della Cucina Italiana nel Mondo, celebração da culinária italiana que acontece até domingo (29), desta vez sendo realizada em formato digital por causa da pandemia da Covid-19.

A cooperação técnica tem como finalidade promover a integração institucional e a promoção de atividades culturais com conteúdo ligado à Itália, em projetos, ações e programas de mútuo interesse. Isso na realização de um programa de fomento para a produção de curtas-metragens sobre temáticas ligadas a aspectos da cultura italiana, através de um chamamento público e também de outras ações de fomento nos âmbitos da arte, da cultura e da economia criativa.

– A parceria entre a Secretaria de Cultura, o Instituto de Cultura da Itália e o Consulado Italiano com a formalização através do audiovisual, mostrando a arquitetura no país reforça a irmandade entre as duas nações. Podemos celebrar essa parceria inicialmente com as vencedoras do nosso edital Cultura Presente nas Redes, as chefs Paula e Márcia, em integração com verdadeiro chefs italianos e vamos firmar ainda mais parcerias – conta a secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio, Danielle Barros.

Mesmo antes da assinatura do termo, a integração entre os órgãos já tinha começado. Dentro da programação da V Settimana della Cucina Italiana nel Mondo, em parceria com a Sececrj, foram realizadas duas lives, uma com a chef brasileira Paula Salles e o chef italiano Renato Ialenti, que ensinaram uma receita inédita, direto da cozinha do Instituto Italiano de Cultura e outra com a chef Márcia Fernandes e o chef italiano Luciano Boseggia. Uma publicação no Diário Oficial do Estado vai oficializar o protocolo nos próximos dias.

– Para o Consulado-Geral da Itália no Rio a aproximação com o Governo do Estado através da cultura é um grande avanço. Temos uma série de projetos entre a Itália e o Rio que podemos tocar em parceria e iniciar este diálogo com documentários é o melhor caminho – disse o Cônsul-Geral da Itália no Rio, Paolo Miraglia Del Giudice.