fbpx

Temporada do “Energia para Ler” em 2021 chega ao fim

Mais de 30 mil pessoas foram atendidas


Após cinco dias de programação diversificada, desde animação infantil até palestras, chegou ao fim nesta terça-feira (7) a última etapa do projeto “Energia para Ler”. Com início em outubro, o festival literário atendeu mais de 30 mil pessoas e alcançou cinco municípios do estado, tendo Duque de Caxias como palco da edição final deste ano.

“A cultura tem o papel de transformar para melhor a vida de todos. O que fizemos desde o primeiro dia que pisamos na Sececrj foi universalizar e democratizar o acesso aos recursos da pasta, então, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, conseguimos atender o projeto Energia para Ler. Atualmente, estamos neste processo de retomada, e poder levar a cultura para todas as regiões do estado é de suma importância”, ressaltou a Secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros.

A feira literária passou por Cambuci, Cardoso Moreira, São Fidélis e Itaocara, até chegar a Duque de Caxias. Durante cada edição, os alunos da rede pública de ensino participaram de concursos e foram premiados com bicicletas, tablets, livros e celulares.

Evento em Duque de Caxias teve cinco dias de programação

A programação foi composta por artistas locais e regionais, com foco nos segmentos de teatro, música, artes circenses, dança, literatura, folias de reis, bandas marciais e artes plásticas. Algumas edições contaram com participações especiais, como a etapa de Itaocara, que recebeu o carnavalesco Milton Cunha para o lançamento do seu livro “Viva e aproveite”.

Para o último evento do ano, a cidade de Duque de Caxias teve como atração principal o humorista Diogo Almeida, com o espetáculo “Vida de Professor”. Foram mais de 10 horas de programação diária, gratuitamente.

Energia para Ler

Com patrocínio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (Sececrj) e Enel Distribuidora, e realização da Motivos Produções, o “Energia para Ler” tem como objetivo difundir a educação e a cultura por meio da literatura e das manifestações artísticas.