Sececrj atende mais de 2 mil pessoas durante Feira Literária e Cultural de Mendes

Após três dias de programação, chegou ao fim a primeira edição da Feira Literária e Cultural de Mendes (Flic). Com diversas apresentações de artistas locais e outros já consagrados, o evento contou com boa adesão de público, entre os dias 13 e 15 deste mês. A Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (Sececrj) esteve presente com um estande da Superintendência de Leitura e Conhecimento, onde mais de 2 mil pessoas foram atendidas.

“A cidade de Mendes, essencialmente, respira cultura. É um município com grande potencial turístico, muitas opções de lazer ao ar livre e um cenário repleto de artistas locais talentosos. É um prazer participar da primeira edição da Flic e poder seguir fomentando e democratizando a cultura em todo o território fluminense”, declarou a Secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros, acompanhada pelo prefeito de Mendes, Jorge Henrique Costa, durante a abertura do evento.

Secretária Danielle barros discursando na abertura da Flic

Com destaque para a apresentação musical de Cristina Braga, o primeiro dia da Flic contou com palestras e teatro. O estande da Superintendência de Leitura e Conhecimento ofereceu uma série de atividades lúdico literárias, como: libertação de livros, poesia ao pé do ouvido, boca do palhaço literária e contação de histórias.

Em um bate-papo com representantes da revista Traços, o Superintendente de Leitura e Conhecimento da Sececrj, Yke Leon, debateu sobre a tradição da revista em Brasília e como ela pode ser um transformador cultural, agora, no Rio de Janeiro.

Equipe Sececrj no primeiro dia da Feira Literária e Cultural

Ainda no primeiro dia, o presidente da Fundação de Artes do Estado do Rio de Janeiro, José Roberto Gifford, anunciou a criação de um polo da Escola de Música Villa Lobos no município.

“Esta é uma grande notícia para a população de Mendes. A Escola de Música Villa Lobos contribui para a formação artística de milhares de pessoas, com cursos gratuitos para todas as idades. Será uma ótima ferramenta de fomento à cultura local”, destacou Gifford.

Já no segundo dia (14), a Flic deu destaque para a literatura afro-brasileira, com mesas e contações de histórias dedicadas ao tema. O multipremiado autor Júlio Emílio Braz participou de uma resenha literária e interagiu com o público.

Na segunda-feira (15), foi concedida moção de aplausos aos escritores mendenses e, fechando a Feira Literária e Cultura de Mendes, o cantor e compositor Dudu Nobre presenteou o público com muito samba.

A Sececrj deixou um legado de 250 livros para compor a biblioteca de Mendes, a ser inaugurada em 2022.