fbpx

Prorrogado o período de cadastramento para o Conselho de Políticas Culturais


O período de cadastramento de candidatos do Conselho Estadual de Políticas Culturais foi prorrogado até sexta-feira (25). Com isso, os postulantes terão mais tempo para realizar o cadastro, que foi iniciado no último dia 8 e seria encerrado nesta segunda-feira (21). Por causa da pandemia da Covid-19, todo o processo está sendo realizado virtualmente. Informações e cadastro neste link.

Com a prorrogação, outras datas do processo também foram modificadas. A divulgação da lista de candidatos habilitados será no dia 29, seguido pelos recursos previstos. Já o período de cadastramento de eleitores será entre 2 e 16 de outubro. Todas as alterações foram publicadas pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio (Sececrj) no Diário Oficial do Estado da última segunda. Porém, as datas das votações nos fóruns e das conferências, da resoluções 94 e 95, não foram modificadas.

– Estamos dando transparência a todo o processo da eleição do Conselho Estadual de Políticas Culturais. Nesta ano, por causa da pandemia, a votação será diferente, sendo totalmente virtual. Também estamos orientando sobre as datas e o formato a todos os participantes – conta Danielle Barros, secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio.

O Conselho será composto por 16 membros e seus respectivos suplentes, indicados pela Sececrj e 16 membros e seus respectivos suplentes, representantes da sociedade civil, seguindo a Lei 7035 de 7 de julho de 2015. Dos representantes da sociedade civil, 10 serão membros das regiões do Estado eleitos nas Conferências Regionais de Cultura e, 6 membros representantes dos segmentos culturais, eleitos por votação virtual.

A Sececrj vem trabalhando para a formação dos protocolos necessários para um modelo de eleição virtual em um período de pandemia da Covd-19. A criação da Comissão Eleitoral será de grande importância, pois nela figuram os principais representantes das partes envolvidas neste procedimento (Governo e Sociedade Civil) o que garantirá um modelo de votação apropriado, tomando-se todas as medidas sanitárias necessárias ao atual momento.