Com uma vasta diversidade cultural, o Cultura Presente nas Redes tem movimentado as plataformas digitais nas últimas semanas. Agora, as produções entram na reta final: os proponentes que receberam o recurso na primeira leva de aprovados no edital têm até o próximo dia 20 para realizar suas apresentações.
O prazo é referente aos 60 dias de produção após o pagamento do recurso emergencial, criado durante o período de pandemia da Covid-19, que selecionou 1,5 mil trabalhos, com premiação de R$ 2,5 mil.
A hashtag #culturapresentenasredes já passou de seis mil citações com variedade cultural. Há projetos nas áreas de música, literatura, artes visuais, audiovisual, dança, teatro, circo, moda, museus, cultura alimentar e expressões culturais populares. O edital também conta com a presença de fazedores de cultura de todas as regiões do estado do Rio.
– O edital Cultura Presente nas Redes manteve o fomento à cultura, mesmo com o pedido de isolamento social. Alcançamos esse objetivo de investir no setor para que não ficasse parado por causa da pandemia da Convid-19. Com a Lei Aldir Blanc, temos o planejamento de realizar ainda mais editais em diversos segmentos – disse a secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio, Danielle Barros.
No total, o Cultura Presente nas Redes recebeu 6.149 inscrições. O investimento no edital foi de R$ 3,750 milhões. A ação só foi possível após a regulamentação do uso dos recursos do Fundo Estadual de Cultura, que estava sem ser usado há mais de 20 anos.
Paralelo ao edital Cultura Presente nas Redes, a Sececrj também realizou um planejamento para acelerar a aprovação dos projetos com recursos via Lei Estadual de Incentivo à Cultura durante a pandemia da Covid-19. Em 2020, 30 projetos receberam incentivo via renúncia fiscal, totalizando R$ 27 milhões. Seguindo a Lei Estadual de Incentivo à Cultura, 1/5 do total é destinado ao Fundo Estadual de Cultura, hoje em R$ 4,3 milhões.