Três representantes da cultura se reúnem para falar sobre o desafio de educar através da cultura em uma live do Papo Petrobras Cultural, nesta segunda-feira (15), às 17h, no facebook oficial do Theatro Municipal do Rio (TMRJ). Participam do debate a secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio (Sececrj), Danielle Barros, o presidente do TMRJ, Aldo Mussi e o diretor-executivo do MAM Rio, Fabio Szwarcwald.
Em pauta na live, as ações que estão sendo desenvolvidas na Secretaria Estadual de Cultura, no Theatro Municipal e no MAM Rio, o momento da cultura no Rio de Janeiro neste período de pandemia da Covid-19 e uma previsão da situação do serviço educativo para os próximos meses. O TMRJ é um equipamento da Sececrj.
– Estamos passamos por um momento que necessita de muito diálogo em todo o mundo por causa da pandemia do novo coronavírus. Por isso, essas reuniões e debates são interessantes para que todos possam, acompanhar as movimentações que estão sendo realizadas nos equipamentos. Por estar sentindo os efeitos deste período, a Cultura necessita de ações positivas – disse a secretária de Estado de Culturas e Economia Criativa, Danielle Barros.
O Papo Petrobras Cultural é uma conversa entre projetos e instituições culturais patrocinadas com um tema em comum e muitas ideias. Em formato de live, é transmitido nas plataformas do projeto anfitrião.
Sobre Danielle Barros
É funcionária de carreira da educação do município do Rio de Janeiro, Danielle Barros é professora e atuou em todo estado do Rio como Delegada Federal de Desenvolvimento Agrário, conhecendo todos os 92 municípios e suas particularidades Apaixonada por toda cultura fluminense e seus museus, quilombos, festivais e artes, está há seis meses na função de secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa com a missão de redemocratizar o acesso à cultura, dando oportunidade para todos acompanharem peças teatrais, filmes e demais movimentos artísticos e aumentando a geração de emprego e renda com uma economia criativa e pulsante em todos os municípios.
Sobre Aldo Mussi
Aldo Mussi Lopes Teixeira vem somando à sua carreira de gestor público, direcionada em sua maior parte para a área cultural, cargos assumidos com destacada atuação na área de marketing e de gerência executiva. Natural de Macaé, Mussi, de 54 anos, foi secretário municipal de Cultura e Turismo de sua cidade. Como empresário, tornou-se diretor da Rádio 95 FM Macaé. Exerceu a diretoria de marketing da TurisRio e foi subsecretário de Estado de Cultura do Rio de Janeiro antes de tornar-se vice-presidente da Fundação Teatro Municipal, função que acumulou com a presidência interina do dia 1º de janeiro de 2019 até o dia 1º de fevereiro, quando foi efetivado como presidente da FTM. Nesse período, Mussi também ocupou o cargo de diretor-geral da Sala Cecília Meireles até 16 de setembro de 2019.
Bacharel em Artes pela Universidade do Rio de Janeiro (UniRio), apaixonado por música erudita e ópera, Aldo igualmente direcionou sua vocação artística para incentivar a atividade cinematográfica fluminense. Foi fundador do Festival de Cinema de Búzios e diretor do Centro Cultural Rio Cine e do Rio Cine Festival. Colaborou, como consultor, na implantação do Centro Cultural Cesgranrio, que desde 2013 concede um dos mais importantes prêmios teatrais do país. Em sua bagagem internacional estão a coordenação da mostra de cinema “It’s time for Brazil”, em Nova York, evento realizado pela Embratur; da mostra de filmes brasileiros nos festivais internacionais de Dresden e Leipzig, na Alemanha; e a realização da I Mostra Mercosul de Dança.
Sobre Fabio Szwarcwald
É formado em Economia pela UERJ, com MBA em Finanças pelo IBMEC, em gestão empresarial pela FGV, e análise de conjuntura econômica pela UFRJ. Trabalhou no mercado financeiro por 22 anos. Foi Diretor da EAV Parque Lage de 2017-2019 (2 anos e 8 meses), e desde 13 de janeiro deste ano assumiu a Diretoria Executiva do MAM Rio. É do Conselho internacional do New Museum de NY. Foi do conselho da EAV Parque Lage por 7 anos, da Residência Capacete por 3 anos e do conselho de aquisição do MAM Rio por 6 anos. Foi jurado do Prêmio Indústria Nacional Marcantonio Vilaça em 2019.