fbpx

Agulhas Negras conta com presença da equipe da SECEC

Evento pioneiro na região fluminense promoveu a propagação de projetos culturais


O compromisso da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa é integrar e atender demandas e especificidades de todos os municípios do Estado. Com esse objetivo, o nosso secretário Ruan Lira, junto à equipe SECEC, está percorrendo todas as regiões do estado do Rio de Janeiro. Conhecer e prestigiar a cultura local é nosso foco.

Visita à região das Agulhas Negras

Aproximação com os municípios

Revolucionando a gestão cultural de norte a sul fluminense com novas ideias e propostas para o crescimento da cultura no Estado,  o Secretário vem promovendo a programação também do turismo e do empreendedorismo regional, fortalecendo a identidade e a autonomia destes municípios.

Equipe da Secretaria se reúne com prefeito de Itatiaia, Eduardo Guedes

Por conta disto, Lira aproveitou o compromisso no Painel, para esticar a agenda e reunir-se com os prefeitos de Porto Real, Ailton Marques,  de Itatiaia, Eduardo Guedes e Resende, Diogo Balieiro além do presidente da Câmara local, Edson Peroba onde o foco principal foi ouvir as demandas destes municípios em relação à pasta.

Atuante, o mais jovem secretário do governo Wilson Witzel, reforçou a ideia de que investir na Cultura e nos projetos de Economia Criativa, é uma das principais fórmulas de desenvolvimento e geração de oportunidades para o Estado.

Equipe da Secretaria visa atender, junto com prefeito
Diogo Balieiro, as demandas culturais de Resende

1º Painel Criativo Agulhas Negras

A equipe da SECEC, abrilhantou o 1º Painel Criativo Agulhas Negras, realizado durante esta semana, em Rezende. O evento, que contou com a presença do Secretário Ruan Lira, é realizado em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro e Araucária Produções Artísticas, aconteceu no Espaço Cultural Z que abriga o Teatro José de Moura.

Equipe SECEC se destaca em debate sobre cultura, arte e economia criativa

Cultura, arte e economia criativa foram os destaques do debate que contou com produtores e gestores culturais da região, incluindo profissionais das cidades de Itatiaia, Porto Real e Quatis.

O intuito desta troca de ideias é aproximar, cada vez mais, os líderes dessas áreas para planejar e apresentar projetos que proporcionem um maior impulso na produção cultural da região, reconhecida por sua importância industrial, ambiental e turística.

Possibilidades de fomento como a Lei de Incentivo à Cultura, que hoje conta com mais de 80 projetos para as localidades, estiveram em pauta. A ideia é fortalecer desde a moda e a gastronomia, passando pelo carnaval, audiovisual, teatro e artesanato e toda a cadeia produtiva.

Atualmente, a Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa vem trabalhando para a capacitação de proponentes e na conscientização e motivação de empresas que possam ser investidoras usando a isenção fiscal aplicada a projetos nos municípios do Estado.

Esta é a oportunidade para que projetos culturais possam ajudar a elevar ainda mais o desenvolvimento econômico e turístico da região.