fbpx

Exposição imersiva “Jornada do Pequeno Príncipe” atrai quase 13 mil visitantes em um mês no Rio de Janeiro

Mostra segue aberta até o dia 22 de agosto, com entrada gratuita, mediante retirada de ingressos em plataforma online


Instalada no coração do Rio de Janeiro, na Biblioteca Parque Estadual (BPE), a exposição “Jornada do Pequeno Príncipe – Uma experiência imersiva e inédita no Brasil” completou um mês em cartaz nesta semana. Desde a abertura, a mostra já recebeu quase 13 mil visitantes, vindos de diferentes regiões do estado, do país e até do exterior. Com entrada gratuita, a experiência segue disponível até o dia 22 de agosto, mediante retirada de ingressos pela plataforma Sympla.

Segundo a secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, Danielle Barros, a iniciativa tem se destacado como um espaço de conexão entre gerações.

– A experiência imersiva de vivenciar essa obra tem o poder de atuar como um espaço de diálogo intergeracional, enriquecendo a cultura de forma democrática e promovendo a compreensão de temas universais que permanecem relevantes ao longo do tempo. Tem sido uma vivência extremamente significativa para todos, independentemente da idade – afirmou.

Inspirada em um dos livros mais lidos e amados do mundo, a exposição reafirma o status de obra global que “O Pequeno Príncipe” conquistou. Um exemplo foi a visita da família Gonzalez Lopes, composta por Luiz Lopes, 43 anos, nascido no Rio e criado em Portugal; Ondina Gonzalez, 41, franco-espanhola; e as filhas Alma e Gaia, de 7 e 5 anos, ambas francesas. No penúltimo dia da estadia no Rio, a família fez questão de conhecer a mostra.

Para Ondina Gonzalez, o livro é repleto de mensagens importantes, ainda acessíveis nos dias atuais. Ela revelou que acompanhar o sucesso da obra aqui no Brasil carrega um carinho especial.

– Estamos há oito meses no Rio de Janeiro realizando trabalho voluntário e, antes de seguirmos viagem para a Bahia, decidimos vir aqui. Sempre vi o livro como voltado para adultos, mas depois dessa experiência imersiva, ele vai se tornar uma leitura em família. Não imaginava que fosse tão importante no Brasil. Para mim é um orgulho – contou Ondina.

Sobre a exposição

Com cerca de 250 metros quadrados, a mostra é dividida em dois momentos. Logo na entrada, os visitantes mergulham na vida e na trajetória de Saint-Exupéry, conhecendo sua história, suas paixões, suas aventuras e como elas influenciaram a criação do clássico “O Pequeno Príncipe”.

A partir daí, o público atravessa uma verdadeira jornada sensorial e poética pela obra. O percurso inclui cenários encantadores, como o Túnel das Rosas, o Túnel de Estrelas, além dos asteroides e encontros com os personagens mais icônicos do livro, como a Raposa, o Aviador e, claro, o Pequeno Príncipe.

O grande destaque da exposição é uma sala inédita de imersão 360 graus, com uma impressionante projeção que envolve completamente os visitantes. Pela primeira vez no Brasil, essa tecnologia leva o público a viver, de maneira única e inesquecível, toda a narrativa do livro, em uma combinação de som, imagem e emoção.

Serviço – Jornada do Pequeno Príncipe

Exposição: Jornada do Pequeno Príncipe – Uma experiência imersiva e inédita no Brasil
Período: até 22 de agosto
Local: Biblioteca Parque Estadual – Avenida Presidente Vargas, 1261, Centro – Rio de Janeiro
Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 10h às 17h (exceto feriados)
Ingressos gratuitos: retirados pela plataforma Sympla

Os ingressos são liberados semanalmente, às segundas-feiras, a partir das 10h. Em caso de desistência ou cancelamento, novas entradas podem ser disponibilizadas ao longo da semana. A recomendação é acompanhar o site para atualizações.