fbpx

Estado investe R$ 1,5 milhão em reforma da Biblioteca Parque de Manguinhos

Equipamento cultural oferece cursos gratuitos e impacta a vida de mais de duas mil pessoas por mês


Importante instrumento de transformação dentro de sua comunidade, a Biblioteca Parque de Manguinhos (BPM) passou por reforma nos últimos meses. À primeira vista, as mudanças podem parecer apenas estruturais, mas o impacto que o equipamento cultural exerce sobre as mais de duas mil pessoas que frequentam o espaço mensalmente é ainda maior. As melhorias foram realizadas através de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (Sececrj) e a Empresa de Obras Públicas do Estado (EMOP-RJ), com um investimento de R$ 1,5 milhão.  

A intervenção teve início em janeiro e será entregue no final deste mês. Durante as obras, residentes da própria comunidade foram contratados para transformar o espaço em um lugar ainda mais especial. Como é o caso de Fábio Motta, 45 anos, morador de Manguinhos há mais de 30 anos, que participou ativamente de todo o processo.

“Tenho três filhos, dois netos, e todos foram criados aqui. Na Biblioteca de Manguinhos, eu fiz aula de música, minha filha e minha esposa estudaram informática e a minha própria irmã dá aula de artesanato aqui hoje em dia. Dá pra perceber que esse local representa bastante coisa para a nossa família e, para mim, é muito satisfatório estar ajudando a comunidade de alguma forma”, conta o pintor, refrigerador e pedreiro.

Morador de Manguinhos, Fábio Motta trabalhou na reforma da biblioteca / Foto: Filipe Aguiar.

Ao lado da equipe da EMOP-RJ e da Sececrj, Fábio Motta ajudou a executar diversos serviços na BPM. Ao todo, o espaço recebeu as seguintes intervenções: pintura geral (interna e externa), polimento do piso em granitina, colocação de divisória de drywall, trocas de esquadrias danificadas e vidros quebrados, revisão da parte elétrica, reforma dos banheiros, aplicação de concreto polido nas calçadas e manutenção dos portões. 

“A biblioteca conta com um acervo vasto e plural de livros, em um espaço confortável e reformado, para ser utilizado como fonte de leitura, estudos e conhecimento, com acesso a computadores e internet. É um equipamento que pulsa aqui dentro do território e democratiza a cultura, levando oportunidade e cultura até a ponta”, ressalta a Secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros.  

O presidente da EMOP-RJ, André Braga, destacou a importância social da obra.

“Ao reformar equipamentos educacionais e culturais, em uma área de baixa renda como a Biblioteca Parque de Manguinhos, nós abrimos portas e oportunidades para um futuro melhor. Desta forma, estamos fazendo engenharia social, gerando emprego, renda e, acima de tudo, conhecimento, um bem valioso para as famílias, a história e a cultura do nosso estado”, enfatizou Braga.

Cursos gratuitos

A BPM, através da Superintendência de Leitura e Conhecimento da Sececrj, oferece diversas oportunidades gratuitas para a população, como aulas de idiomas, aprendizado de instrumentos musicais, atividades físicas, oficinas educativas e culturais. Com uma programação plural, o espaço atende, de segunda a sábado, um público de todas as idades. Os interessados podem ter acesso a aulas de jiu-jitsu, funcional, capoeira, informática, música, teatro, refrigeração, pré-vestibular, entre outros.

Moradora do Jacarezinho, comunidade vizinha a Manguinhos, Joyce Mattos, 21 anos, realizou cursos e passou de frequentadora a funcionária da BPM em três anos.

“Me contaram sobre o local e eu vim para pegar um livro emprestado. Logo em seguida, comecei a fazer capoeira para mulheres e fui conhecendo as pessoas. Há dez meses, fui convidada para trabalhar na parte administrativa e, desde então, tem sido muito gratificante. Sempre aproveito para levar informação para as pessoas sobre o potencial que temos aqui na biblioteca”, conta Joyce.

Joyce Mattos realiza cursos e trabalha no local

Para participar dos cursos, a coordenação da biblioteca solicita um documento de identificação e um comprovante de residência do aluno ou do responsável, em casos de menores de idade, para efetivação da inscrição. A unidade fica localizada na Avenida Dom Hélder Câmara, 1184, Manguinhos – Benfica.