O acervo do Theatro Municipal do Rio de Janeiro reúne peças que contam e preservam a história do teatro mais importante do país
Por SECEC-RJ em 18/07/2019
Apesar do seu nome, o Theatro não pertence ao Município e sim, ao Estado do Rio de Janeiro. Atualmente, é um dos equipamentos culturais da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, e está sob a direção da Fundação Teatro Municipal.
O Theatro Municipal, atualmente com 2.226 lugares, é considerado a principal casa de espetáculos do Brasil e uma das mais importantes da América do Sul.
Ao longo de pouco mais de um século, a casa tem recebido em seus palcos grandes artistas internacionais e os principais nomes da cultura brasileira, representantes da dança, música, ópera e artes cênicas.
O Theatro Municipal possui o Centro de Documentação da Fundação Teatro Municipal do Rio de Janeiro (CEDOC/FTMRJ) que reúne volumosa documentação sobre a história do Theatro Municipal do Rio de Janeiro e seus espetáculos.
Ao acervo inicial do Museu dos Teatros do Rio de Janeiro se somaram outras milhares de peças, doadas por artistas e pessoas comuns, o que favoreceu não só a ampliação do acervo mas sua relevância como um dos principais centros de documentação das artes cênicas, atraindo pesquisadores de diversas partes do país e do mundo.
O acervo documental reúne peças relacionadas à história do Theatro Municipal do Rio de Janeiro e aos espetáculos apresentados, como programas, libretos, fotografias, partituras, manuscritos, cartões postais, cartazes e folhetos.
O acervo museológico abrange mais de 600 peças e é composto por cristais, porcelanas, pinturas, desenhos, esculturas, indumentária, mobiliário, objetos pessoais e de cena.
A exposição virtual do “Acervo Histórico” está disponível online, no site oficial do Theatro Municipal, e pode ser acessada clicando aqui.