fbpx

Diário Cultural Sececrj 2022 – Cultura e Sociedade, Audiovisual e Artes


Hoje vamos seguir nossa caminhada pelo “Diário Cultural” e conhecer as realizações de três importantes setores da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (Sececrj) em 2022: Cultura e Sociedade, Audiovisual e Artes. A jornada foi pautada por exposições, shows, promoção dos pontos de cultura fluminenses, sessões de cinema e lançamentos de novos projetos.

Este ano marcou a retomada das atividades do Cineclube da Sececrj, em setembro, que passou a carregar o nome de uma importante artista do audiovisual brasileiro: Zezé Motta. Desde então, 28 sessões foram realizadas para mais de 800 espectadores em diversos equipamentos culturais, promovendo o cinema e os artistas brasileiros.

O audiovisual também foi fortalecido através de dois importantes projetos: a continuidade do “Cinema da Cidade” e a criação do programa “Cine+”. Juntos, eles vão entregar 13 complexos de cinema em cidades do interior que não possuem este tipo de opção cultural: Guapimirim, Itaocara, Casimiro de Abreu, Areal, Paraty, São Pedro da Aldeia, Cordeiro, Bom Jardim, Mendes, Queimados, Tanguá, São Fidélis e Miracema. O último será o primeiro “Cinema da Cidade” a ser entregue em âmbito nacional, em janeiro de 2023.

Estreia do Cineclube Zezé Motta em setembro

“O ano de 2022 foi de grande desafio para o audiovisual fluminense. Atuamos de forma ativa no que se diz respeito à função do poder público. O Cineclube Zezé Motta permitiu que os produtores pudessem ter um canal e uma plataforma de divulgação e promoção do seu trabalho. Já conseguimos marcar presença, por exemplo, no Rio Innovation Week e na Flip. Nossa rede de atuação vai ficar ainda maior no próximo ano, com o início das entregas das novas salas cinematográficas”, afirma o superintendente de Audiovisual, Raphael Moreira. 

Já na Superintendência de Artes, o foco foi o fortalecimento dos equipamentos culturais do Estado. Cerca de 118 mil pessoas visitaram a Casa França-Brasil e outras 50 mil assistiram as atrações do Centro Cultural João Nogueira (Imperator). O diálogo e o processo de escuta também foram importantes durante o ano de 2022, período em que mais de 120 instituições voltadas para o segmento artístico receberam orientação técnica.

Mais um ponto de destaque foi a potencialização do estúdio da Biblioteca Parque Estadual, que conta com modernos equipamentos e funciona como plataforma de apoio para novos artistas, democratizando o acesso à arte em território fluminense. O local recebeu 18 instituições e artistas independentes nos últimos 12 meses, somando 83 gravações de podcasts, narração, produção de audiobooks e cenário para clipes. 

“Com a retomada das atividades culturais, conseguimos pôr em prática diversos planos para a Superintendência de Artes. Dentre eles, a potencialização dos equipamentos culturais ligados a SECEC, como: o Centro Cultural João Nogueira – Imperator e a Casa França Brasil, com apresentações de grandes nomes e o fomento de um intercâmbio sociocultural em parceria com projetos do interior para se apresentarem no Teatro do Imperator. Além da implementação dos colegiados dos segmentos artísticos e atendimento de mais de 120 instituições em todas as 9 regiões do Estado do Rio de Janeiro”, ressalta a superintendente de Artes, Taydara Araujo.

Exposição “A Luz da Beleza” na Casa França-Brasil

A Assessoria de Cultura e Sociedade também teve papel importante em 2022. O setor foi responsável por credenciar 211 pontos de cultura do Estado, dos quais 93 tiveram a prestação de contas aprovada e foram certificados. A análise foi entregue diretamente ao secretário nacional de Economia Criativa e Diversidade Cultural. 

“É muito gratificante poder registrar o resultado do trabalho da equipe de Cultura e Sociedade dentro dos Pontos de Cultura. Com periodicidade, o Ministério do Turismo fiscaliza a situação do convênio de Pontos de Cultura e, exatamente por isso, a Gerência envia relatórios sobre o andamento da prestação de contas das instituições. Nossa expectativa para 2023 é o Lançamento de um novo edital a fim de contemplar e fomentar novos pontos de cultura dentro do território do Estado do Rio de Janeiro”, conclui a assessora de Cultura e Sociedade e gerente da rede de pontos de cultura da Sececrj, Bianca Silva.

Entrega de certificados aos pontos de cultura