Evento realiza sua primeira edição com patrocínio da Cultura do Estado
Os produtores, artistas e cineastas das cidades que compõem a Região dos Lagos já podem participar do 1º Festival de Cinema de São Pedro da Aldeia – Filmes Ociosos. As inscrições estão abertas e disponíveis até o dia 18 de novembro e podem ser feitas on-line, através do link https://forms.gle/hDPCGVzhceJL3Urw8. O projeto inédito é uma realização da Ociosos Produções Artísticas, com patrocínio do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, por meio do edital Retomada Cultural 2.
O festival vai selecionar 20 obras cinematográficas, todas curtas-metragens, executadas em 2022 nos municípios de São Pedro da Aldeia, Cabo Frio, Iguaba Grande, Búzios, Araruama, Arraial do Cabo e Saquarema. As produções vão concorrer em três categorias – “Melhor Ficção”, “Melhor Documentário” e “Prêmio do Público” – e os vencedores receberão premiação em dinheiro.
“O 1º Festival de Cinema de São Pedro da Aldeia cumprirá papel importante no incentivo à produção audiovisual na Região dos Lagos. Através do Retomada Cultural RJ, vamos poder abrir espaço para produções que nascem dentro do interior do estado, ampliando o acesso aos recursos da pasta e alcançando o fazedor de cultura na ponta”, afirma a Secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, Danielle Barros.
Podem concorrer autores locais, pessoa física, profissionais ou amadores, na faixa etária a partir de 18 anos. Os filmes devem abordar temáticas que retratam a cultura material ou imaterial da Região dos Lagos, com duração de 15 a 30 minutos e classificação livre. A exibição dos curtas-metragens selecionados se dará de forma virtual pelo canal do festival no Youtube para apreciação e julgamento do público.
Os filmes serão avaliados por uma banca examinadora formada por cinco membros pertencentes à curadoria do festival, composta por profissionais de trajetória e atuação reconhecidas na área de Cinema e Audiovisual, levando em consideração quesitos como originalidade, criatividade e qualidade artística e técnica. Os autores que obtiverem a maior nota em cada categoria receberão um prêmio de 5 mil reais cada. Todos os curtas-metragens selecionados receberão certificado digital de participação.
A documentação necessária e mais informações sobre o festival podem ser conferidas no regulamento disponível no formulário de inscrição do projeto.
O maior edital da cultura fluminense foi responsável por premiar 800 produções artísticas, garantindo R$ 40 milhões de investimento ao setor. Dividido em duas categorias, concedeu o valor de R$ 50 mil para ações nas áreas culturais de música, dança, teatro, circo, audiovisual, leitura e literatura, museu e memória, patrimônio cultural, artes plásticas e visuais, moda e gastronomia.
Na Categoria A foram aceitas ações presenciais de circulação de obras artísticas e produções culturais já produzidas, estreadas ou inéditas a serem realizadas no Estado do Rio de Janeiro; podendo ser circulação de espetáculos, apresentações, performances, shows, mostras, festivais, exposições, instalações, exibições e eventos.
Já a Categoria B foi voltada para projetos relacionados ao Bicentenário da Independência do Brasil. Os projetos aceitos são relacionados à criação, desenvolvimento, elaboração e produção de obras artísticas cuja temática faça referência histórica-social à data, desde que a proposta faça menção a valores, fatos reais, momentos simbólicos, podendo ter conotação histórica ou de memória cultural, referente ao Bicentenário da Independência do Brasil.