Neste ano, o Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro (MIS RJ) completa 60 anos. E se você ou algum familiar esteve na inauguração deste marco da cultura fluminense, em 3 de setembro de 1965, o MIS quer ouvir a sua história.
A equipe do MIS RJ está em busca de relatos e memórias de quem viveu esse momento histórico ou contribuiu para a criação deste museu pioneiro no Brasil. Os depoimentos e fotos da época podem ser enviados para o e-mail 60anos@mis.rj.gov.br. Todas as contribuições serão preservadas no acervo do MIS RJ e ajudarão a manter viva a memória cultural carioca, fluminense e brasileira.
O MIS RJ é um equipamento cultural vinculado à Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (Sececrj).
Em 3 de setembro de 1965, ainda sob o Estado da Guanabara, o então governador Carlos Lacerda inaugurava o primeiro museu do gênero no país. Ao lado do primeiro dirigente, o italiano Mauricio Quadrio, e do inesquecível “Almirante” Henrique Foréis Domingues, a maior patente do rádio, o MIS RJ nasceu com a missão de preservar a riqueza cultural brasileira. Graças ao nosso “Almirante”, recebemos uma coleção preciosa que até hoje surpreende pesquisadores e amantes da nossa história.