fbpx

João Carlos Assis Brasil lança disco pela Gravadora Villa-Lobos

Gravadora Villa-Lobos lança seu selo e comemora 60 anos de carreira do pianista João Carlos Assis Brasil


Comemorando 60 anos de carreira e estreando o selo da Gravadora Villa-Lobos, o pianista João Carlos Assis Brasil lança seu mais novo disco: “João Carlos Assis Brasil Clássico“, relembrando sua formação inicial de pianista clássico e revisitando composições de nomes imortais do cenário da música de concerto.

O artista é professor da Escola de Música Villa-Lobos, atividade que exerce com prazer e humildade. Para ele, a docência se assemelha às apresentações, pois ambas requerem entrega total e permitem a aproximação do artista com o público e com alunos interessados.

João Carlos Miranda de Assis Brasil, mais conhecido como João Carlos Assis Brasil, nasceu na cidade do Rio de Janeiro, em 28 de agosto de 1945. Aos quatro anos de idade iniciou sua formação musical, no Conservatório Brasileiro de Música, em sua cidade natal, onde estudou piano, harmonia e teoria musical. Aos 7 anos de idade, recebeu o 1º Prêmio do Conservatório e aos 14 anos começa a atuar profissionalmente.

Em 1960, no intuito de aprimorar seus talentos e técnica, iniciou estudos com o concertista Jacques Klein, que lhe renderam em 1962, o 1° lugar no Concurso Nacional de Piano da Bahia. Em 1964, mudou-se para Paris e tornou-se aluno de Pierre Sancan.

O resultado vem em 1965, quando ficou em 3º lugar no Concurso Internacional Beethoven, em Viena. Assim decidiu ficar e aprimorar seus estudos na capital da Áustria com Richard Hauser e Dieter Weber, tendo atuado como solista na Orquestra Filarmônica de Viena tocando o 3° concerto para piano e orquestra de Beethoven. Na década de 70, divide sua vida entre Brasil e Europa.

Este disco é uma busca de toda sonoridade que o piano pode nos oferecer, através de peças clássicas de compositores como Chopin, Debussy, Satie e tantos outros.

João Carlos Assis Brasil

A divulgação do álbum é acompanhada de uma série de apresentações, com destaque para o concerto gratuito no Museu Sacro Franciscano, no dia 1º de agosto, às 12h, e o show completo na Sala Cecília Meireles, no dia 21 de agosto, às 20h, com ingressos a preços populares.

O álbum foi todo gravado no piano Steinway & Sons do Auditório Guerra-Peixe da Escola de Música Villa-Lobos, com direção musical do próprio João Carlos Assis Brasil, produção musical de Cristiano Simões e gravação, mixagem e masterização de Sérgio Manso.

Serviço

1º de agosto de 2019 – 12h
Museu Sacro Franciscano (Rua da Carioca, 5 – Centro, Rio de Janeiro) Entrada franca

21 de agosto de 2019 – 20h Sala Cecília Meireles (Rua da Lapa, 47 – Centro, Rio de Janeiro) Ingressos a partir de R$ 10

Skip to content