Theatro Municipal Palco Livre com dois eventos nesta semana

A equipe do Theatro Municipal do Rio de Janeiro (TMRJ) está participando de lives no instagram @theatromunicipalrj durante o período de isolamento social da Covid-19. Nesta semana, o Theatro Municipal Palco Livre terá dois eventos com artistas do equipamento, que faz parte da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa. A primeira live da semana será na terça-feira (19) às 15h, com o maestro titular do Coro do Municipal, Jésus Figueiredo, e a cantora lírica Lara Cavalcanti, que vão conversar sobre o tema “O Canto Lírico e os cuidados com a voz”.

Maestro titular do Coro do Municipal, Jésus Figueiredo

O maestro vai abordar um breve histórico sobre a origem e a evolução do canto lírico, destacar os principais compositores e suas óperas, a influência do bel canto (técnica de padrões estéticos vocais surgidos na Itália) em várias gerações e explicar como é um coro de ópera, em especial, o coro do TMRJ. Já Lara Cavalcanti vai ressaltar os cuidados com a voz e a produtividade em uma rotina de ensaios e apresentações de um coro profissional. Lara também vai recomendar como fazer um aquecimento vocal correto.

Balé masculino no Brasil

Na quinta-feira (21), também às 15h, o Theatro Municipal Palco Livre convida o diretor da Escola Maria Olenewa e regente interino do Corpo de Baile do TMRJ, Hélio Bejani, e o primeiro bailarino do TMRJ, Cícero Gomes. O tema será “Reflexões sobre o balé masculino no Brasil“.

No debate, informações sobre o incentivo à formação do bailarino, a preocupação com a técnica masculina, sobre os professores importantes que se dedicaram a formação de bailarinos e o mercado de trabalho dos profissionais que brilham no Brasil e no exterior.

– Quando o balé surgiu na ópera de Paris (tanto na escola em 1669 como profissionalmente em 1713) os homens eram os protagonistas. Eles perderam este posto no período romântico com o desenvolvimento do trabalho de pontas e da valorização do balé no período romântico. Coube a Marius Petipa a preocupação de valorizar novamente o balé masculino dando aos homens papéis de destaque em suas obras – disse Hélio Bejani.