fbpx

Sececrj divulga lista de artistas selecionados para participar da Flip 2023


A Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (Sececrj), através da Superintendência de Leitura e Conhecimento, divulgou nesta quarta-feira (1/11) a lista dos artistas selecionados para ocupar a Casa da Leitura e do Conhecimento, na 21ª edição da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip). Foram contemplados 36 fazedores de cultura fluminenses por meio da convocatória.

A ação tem como objetivo permitir que os produtores do estado possam participar do evento de forma democrática e garantir visibilidade às diferentes manifestações culturais dos territórios do Rio de Janeiro. Os artistas vão compor a programação ao longo dos quatro dias de Flip, preenchendo, de forma plural, a agenda.

“Após o sucesso em 2022, nós não poderíamos ficar de fora desse evento tão importante, que já faz parte do calendário cultural fluminense. Queremos continuar com a tradição de oferecer aos visitantes o espaço mais democrático da Feira, oportunizando o acesso à cultura através do nosso estande. Nossa intenção é construir a programação de forma que promova a classe cultural e artística do estado. A Festa Literária Internacional de Paraty é uma vitrine muito grande para quem trabalha com literatura, por isso, queremos garantir que essa chance alcance o maior número de pessoas possível”, explica a Secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros.

O espaço será dedicado a atividades como lançamento e venda de livros, contação de histórias, palestras e outras apresentações artísticas. A convocatória foi direcionada às áreas de música, livro e leitura, memória e patrimônio, artes cênicas, entre outros segmentos que fazem parte da manifestação cultural fluminense.

“Embora o período de inscrição tenha sido de apenas uma semana, nós recebemos um volume alto de inscrições vindas de quase todas as regiões do Estado. É por conta do encanto e do talento de nossos artistas que a cultura fluminense é tão plural e inspiradora. Por isso, fizemos um esforço para ampliar as vagas inicialmente ofertadas e contemplar o maior número possível de fazedores de cultura. Será um prazer tê-los ao nosso lado construindo essa história”, afirma Yke Leon, superintendente de Leitura e Conhecimento da Sececrj.

Confira a lista de selecionados clicando aqui.

E-mail para dúvidas: flipsececrj@gmail.com

Sobre a Flip

A Flip – Festa Literária Internacional de Paraty, desde sua primeira edição, em 2003, parte da vontade de apresentar novas possibilidades de ocupação dos espaços públicos, com cultura e educação, impulsionando mecanismos de troca entre aqueles que transitam e aqueles que vivem no território.

Em 2023, a 21ª edição revela em seu programa principal o que de mais vivo e interessante está acontecendo na literatura, sob curadoria de Fernanda Bastos e Milena Britto. O evento acontece entre os dias 22 e 25 de novembro.